A Tonka3D fez uma entrevista com o artista Guilherme Gomes, vencedor do campeonato ‘Meu Personagem 3D’, o qual apresentou um relato de sua participação e também apontou algumas dicas. Veja abaixo a imagem de seu personagem vencedor e a seguir sua entrevista.
1. Como você começou na área de 3D?
Desde criança tenho fascínio por computadores com todas as suas infinitas possibilidades e eu sempre soube que era com algo referente a isso que um dia eu iria querer trabalhar. Nessa essa época eu já desenhava algumas coisas, mas nada muito relevante. Por volta dos meus 14 anos descobri a Computação Gráfica. Adquiri outro objeto de admiração, uma área muito ampla e com muitas vertentes. Nesse momento já comecei a me encontrar e a partir daí minha utilização da internet se tornou muito mais produtiva, comecei do básico aprendendo Photoshop e Illustrator até o amado e odiado Corel. Aprendi a trabalhar com impresso, diagramação e tudo mais – estava “atirando para todo lado” – até que um dia, o 3D veio até mim. Nesse momento, eu percebi que era isso que gostaria de fazer profissionalmente, então eu só sabia que queria “trabalhar com computador” e o 3D me mostrou a área mais interessante dentre todas as opções. Cheguei a fazer um curso o qual não teve muita importância e comecei com o 3ds Max devido a facilidade de encontrar material para estudo, inclusive assisti a muitas videoaulas da Tonka3D, mas logo migrei para o Maya por uma questão de adaptação. Com o tempo fui conhecendo outros softwares incríveis como o ZBrush e dezenas de outros.
2. Quais são suas principais referências ou inspirações?
Minhas motivações e inspirações vem do dia a dia, das conversas com amigos, familiares, da interação com pessoas, simples passeios pela rua, músicas ou até mesmo tristezas e desilusões muitas vezes se tornam inspirações e temas que desenvolvem a criatividade. Artistas, principalmente os brasileiros, me inspiram muito e são sempre referência no que faço. É difícil citar apenas alguns, mas daqueles que mais me motivaram até hoje a começar e sempre dar seguimento é o Carlos Saldanha, um cara que saiu do Brasil sem nada e se tornou sócio/criador, diretor e produtor de uma das maiores produtoras de animação do mundo, a BlueSky. Posso citar também o Danilo Pinheiro, um dos maiores especialistas em rig, com profundo conhecimento na área e que me ajudou muito a aprender não só rig como programação em MEL e Python voltada pra Maya. E como não citar o Rafael Grassetti? Eu já via as artes dele circulando pela internet muito antes de saber que 3D existia. Ele, com certeza, inspira não só em suas artes mas também em sua trajetória de vida, um modelo a se espelhar.
3. Quais são as dicas que você daria para quem está começando seus estudos em 3D?
Em primeiro lugar, tenha em mente que não é fácil e isso se aplica em qualquer área de estudo. Estabeleça metas, cumpra-as e não pare no primeiro obstáculo, pois eles vão surgindo e aos montes. Escolha um bom material, não tenha pressa, pesquise a fundo sobre o material que está utilizando, saiba sua procedência, os antecedentes de quem o criou e não estude por qualquer material. Um material ruim, muito provavelmente vai gerar um profissional ruim ou ao menos vai te fazer perder tempo. Talvez a dica mais importante que eu posso dar é com relação a auto crítica. Nunca se dê por satisfeito e sempre busque melhorar! Claro, comercialmente falando, uma hora será preciso parar e entregar o trabalho ao cliente, mas em seus estudos, sempre se desafie mais, estabeleça sempre uma meta maior que a anterior, pois é isso que te fará crescer. Nunca foque no programa, pois estes são apenas ferramentas para que sua ideia tome forma. Mas foque nos conceitos artísticos, porque esses sim farão toda a diferença e podem ser aplicados em qualquer programa, mas claro, a parte técnica também é importante. Por último, em se tratando da realidade do Brasil, procure estudar um pouco de cada parte do processo, tente se tornar capaz de fazer todo o processo, do início ao fim. O mercado nacional preza generalistas e no começo da carreira, isso pode fazer toda a diferença.
4. Quais são os seus planos e objetivos para o seu futuro profissional?
Cheguei a trabalhar em uma produtora como generalista, mas no momento estou como freelancer, porque me parece mais vantajoso, por enquanto! Eu tinha a ideia de me especializar em algo e modelagem sempre me atraiu muito, ainda mais agora com o advento de tecnologias que permitem esculpir com tanta perfeição deixando o processo muito mais artístico, mas a verdade é que não tenho uma área que me interesse muito mais que a outra. Todas elas apresentam características que me atraem. Eu gosto de ver o trabalho finalizado e para isso eu preciso de conhecimento em todas as áreas. Sei que um dia, conforme for evoluindo em meus estudos e dependendo da carreira que for seguir, terei que me especializar, mas ainda tenho muito caminho pela frente. Até lá, seguirei estudando um pouco de cada etapa, pois todas elas são igualmente incríveis. Como emprego do sonhos, a Pixar, como não.
5. Quais foram seus principais desafios no desenvolvimento de seu personagem no campeonato?
A parte conceitual foi a mais fácil e depois de escolher o personagem, a ideia da perna mecânica assim como todas as características vieram juntas, então a partir dai me deparei com minha maior dificuldade, que foi o sketch. Nunca cheguei a desenvolver de forma satisfatória minha habilidade em desenho tradicional, fiquei sempre no básico, então, qualquer esboço sempre me dá um certo trabalho. Portanto, nesse personagem, eu decidi mudar meu processo, fiz o sketch diretamente no ZBrush, mudei o conceito, fiz, refiz, até que o modelo inicial ficou pronto. Para me guiar, criei uma pequena história contendo algumas informações sobre a personalidade e o contexto do personagem, o que me ajudou bastante. A partir do sketch pronto, o restante foi, em sua maioria, apenas técnica aplicada em cima da ideia, não só de 3D, mas de fotografia também, teorias como enquadramento e profundidade de campo. Aprendi muitos conceitos e técnicas novas no processo.
6. A que você atribui a escolha de seu personagem como vencedor deste campeonato?
Por sorte eu descobri o concurso bem em seu início, quando tive tempo para pensar bem a respeito de qual personagem escolher, qual apresentaria melhor apelo emocional, qual poderia me trazer as melhorar chances de vitória, mas no fim, a escolha foi, de certa forma, até arbitrária. Por opção, foquei no tema folclore, pois me pareceu o melhor para se criar uma arte relacionada e tentei achar motivos para escolher uma ou outra lenda, analisar por diversas óticas e olhar por todos os ângulos, mas a pergunta que me fez decidir qual escolher foi “o que vem na cabeça quando se pensa em folclore”, bom, na minha veio o Saci. A partir daí, as ideias foram se encaixando até virar algo sólido.
7. Como você avalia este campeonato e qual a sua importância no mercado?
Eu dou nota máxima por diversos motivos. Dentre os principais, está o modelo sobre o qual foi construído, estimulando a interação dos participantes e criando um network, algo de extrema importância nesse meio, onde muitos dos participantes entraram para minha lista de contatos. Os organizadores desempenham um ótimo trabalho acompanhando todo o processo e respondendo a todas as perguntas e é um dos únicos, se não o único em âmbito nacional que proporciona tal possibilidade. Como se não bastasse, ainda chama a atenção para o mercado brasileiro a respeito de novos artistas. Em resumo, esse tipo de estimulo é o que falta para a maioria perceber que realmente gosta dessa área ou para dar continuidade ao que parou por falta de incentivo e, principalmente, o mercado nacional necessita de concursos como esse para valorizar nossos profissionais.
8. Considerações Finais
Gostaria de deixar meu agradecimento em nome de todos os participantes, pela oportunidade de competir em algo que teve como resultado uma troca enorme de conhecimentos e que só nos engrandeceu como profissionais. Obrigado a equipe da Tonka3D, a todos os participantes e a todos os amantes da Computação Gráfica!
Conheça mais sobre o trabalho premiado de Guilherme Gomes e o processo de evolução e desenvolvimento completo de seu personagem, acessando o fórum da Tonka3D.