A seguir acompanhe entrevista com o artista 3D Walter Torezan Júnior, que foi o 3o. colocado no campeonato ‘Meu Personagem 3D Animado’ da Tonka3D:
1. Como você começou na área de 3D?
Bom, eu comecei na verdade na área de 2D (rsrs…). Quando eu tinha 8 anos de idade eu fazia desenhos gráficos e pequenas animações no Power Point do Windows, onde era tudo muito simples, mas eu me divertia muito fazendo animações e vários desenhos nesse software, e quando eu estava na escola eu adorava ficar desenhando no meu papel os personagens que eu via nos cadernos dos meus colegas de turma, que eram personagens de games e filmes incríveis que eu gostava muito, então eu falava para mim mesmo: “quando eu crescer quero ser criador de personagens de games!!!” , mas isso parecia uma realidade muito longe para mim e eu não conseguia me imaginar falando para meus pais na época que eu iria ganhar a vida fazendo games. Então, passaram-se dez anos e quando eu fiz 18 anos minha família me presenteou com um notebook novo, que foi o PC que eu uso até hoje (rsrs…). A primeira coisa que eu fiz foi procurar por softwares de criação de games e acabei baixando um monte de game engines como: game maker, Unity 3d etc., achando que assim eu poderia fazer games sozinho (sonho meu… rsrs…). Quando percebi que eu precisava aprender primeiro a modelar e animar personagens em 3D, confesso que fiquei um pouco desanimado, mas aí fui procurar por informação sobre isso e acabei ouvindo falar de um tal software chamado 3DS Max, e fui ver o que esse programa fazia. Ao ver os personagens criados por artistas como Fausto de Martini, Rafael Grasseti entre outros artistas, fiquei fascinado pela qualidade dos projetos e foi como se eu tivesse encontrado o meu “mundo”, como se eu tivesse achado uma carreira que eu queria seguir mais do que tudo! Então comecei a estudar e no início de 2014 fui no Youtube procurar por tutoriais, quando foi aí que eu conheci a Tonka3D e o grande artista Rodrigo Banzato. Ao me deparar com seus incríveis trabalhos me fez acreditar que eu também poderia seguir nessa carreira tendo ele como inspiração, então fui procurar por softwares para modelagem e animação e desde então venho estudando todos os dias para melhorar cada vez mais e um dia me tornar um profissional! Hoje faz mais ou menos 1 ano e meio que estudo 3D e cada dia eu me sinto mais feliz por ter escolhido essa carreira para minha vida.
2. Quais são suas principais referências e inspirações?
Ao falar de minhas referências e inspirações eu poderia passar o dia inteiro falando de uma centena de grandes artistas que me inspiram, pois quando vou nos fóruns internacionais como o da Cgsociety e vejo os trabalhos do Fausto de Martini é como se eu criasse uma meta de um dia ser como ele no 3D, mas além do Fausto de Martini outros grandes artistas que me inspiram são: Eric Keller, Scott Spencer, Josh Herman, Andrew Price, e os brasileiros: Rafael Grasseti, Vitor Hugo, Rodrigo Banzato, Gilberto Magno, Antonio Peres, Daniel Leles, Pedro Conti, e muitos outros. Eu penso que ter um ou mais artistas e seus trabalhos como sua fonte de inspiração é como uma injeção de vontade de querer superar seus próprios limites!
3. Quais são as dicas que você daria para quem está começando seus estudos em 3D?
As dicas que eu dou para quem esta começando no 3D e pra falar a verdade eu ainda faço parte desse grupo (rsrs…), é que estude bastante e nunca desista. A frustração faz parte da nossa carreira, por exemplo, quando comecei meus primeiros modelos em 3D só tinha uma coisa que eu fazia com perfeição, cubos e esferas, que era basicamente impossível fazer alguma coisa bonita, e quanto mais eu via os trabalhos dos outros artistas eu ficava mais frustrado por não poder fazer trabalhos tão bons, então eu perguntava para mim mesmo…” se eu uso o mesmo software que aquele artista, então porque eu não consigo fazer trabalhos como os dele?” e foi aí então que vi que todos nós temos que passar por esse mesmo processo, temos que aprender a engatinhar para depois poder correr. Por isso eu digo para quem está começando que caso seus trabalhos não ficarem do jeito que você quer ou do jeito que você imaginou que ficaria não desista, pois a cada projeto você ganha experiência e fica cada vez mais crítico com você mesmo. Claro, também é muito importante ter uma boa máquina, sim, o seu PC é sua oficina de trabalho e quanto melhor ele for mais produtivo e eficiente você também será. No entanto, no início você pode começar com um PC menos robusto, como o meu, mas quando seus trabalhos ficarem maiores seu PC também terá que ter mais capacidade para manejar maiores cenas.
Eu também recomendo que você poste seus projetos para os outros artistas e estudantes verem em fóruns, e foi isso que eu fiz no início da minha carreira quando eu encontrei o fórum da Tonka3D e lá eu pude ver outros estudantes e artistas que compartilhavam do mesmo sonho que eu, pois às vezes não podemos saber se o nosso trabalho está bom, então mostrar os modelos para outros artistas da área de 3D vai te ajudar muito, pois eles podem te dar muita ajuda com críticas construtivas e um bom feedback.
Por último eu recomendo muito que busquem por tutoriais na internet ou em vídeo, eu falo que o youtube foi minha escola, pois muito do que eu aprendi eu vi em vídeos de lá. Existem muitos artistas talentosos que criam tutoriais muito bons para quem está começando aprender e entender a arte 3D e também existem muitos cursos em videoaulas que facilitam e aceleram muito o aprendizado, pois você pode assistir várias vezes até aprender e dominar o assunto (vide os cursos da Tonka3D). Hoje em dia temos ótimas faculdades também para quem quer um grau mais especializado, a faculdade ajuda você a aprender a trabalhar com prazos e as tão temidas “deadlines”, isso naturalmente faz você ficar mais ágil e eficiente no seu trabalho e ainda aprende a trabalhar em equipe, o que é essencial hoje em qualquer estúdio de Arte 3D no mundo. E também uma coisa que me ajudou demais foi o inglês, é muito importante falar inglês hoje em dia, ainda mais para um artista 3D, existem muitos tutoriais incríveis que eu encontrei ao longo dos meus estudos, mas todos eram em inglês, então falar inglês foi essencial para mim, e tenho certeza que para todo artista também será.
4. Quais são seus planos e objetivos para seu futuro na área de 3D?
Bom, meus planos e objetivos são aprender mais sobre 3D e poder elevar meus trabalhos para um nível igual ao dos artistas que eu admiro, e assim poder trabalhar para grandes empresas de games e animação, e poder ter sucesso na minha carreira e ser reconhecido pelos meus trabalhos. Uma das coisas que eu sempre sonhei foi ver pessoas assistindo um filme ou jogando algum game famoso em que eu tenha trabalhado e participado da produção, e poder ouvir essas pessoas dizendo: “nossa, mas que game incrível!”. Esse é um dos meus maiores sonhos e desejos, e também poder trabalhar ao lado dos grandes artistas que eu admiro, isso seria simplesmente demais!
[youtube id=”uqfobnk9diY” width=”600″ height=”350″]
5. Quais foram seus principais desafios no desenvolvimento de seu personagem e porque você acredita que foi selecionado como 2o. colocado neste campeonato?
Bom, agora falando um pouco do meu personagem do campeonato, eu tive vários desafios, mas na minha opinião o mais complexo foi conseguir criar exatamente o que eu havia imaginado para esse projeto. Antes de começar esse trabalho eu fui buscar por várias referências sobre o assunto na internet. Referências são a base mais importante para qualquer projeto, pois ao juntar as referências que eu achava que seriam importantes para esse personagem eu moldei uma história por trás dele, o que me fez o trabalho ser mais desafiador. A idéia de um mundo pós apocalíptico abandonado e uma pequena formiga meio robótica sendo a única salvação foi uma história que eu já havia montando no início do campeonato, mas que eu levei um mês inteiro de estudo sobre o assunto para poder transferir para o 3D. Hoje nós temos vários filmes e games que falam sobre esse mesmo assunto, mas eu não queria uma “história” como aquela, queria algo um pouco menos previsível, então veio a ideia da formiga, mas até chegar a esse ponto foi um enorme “brainstorm”. Eu queria de toda forma criar o “mundo” que eu havia imaginado na minha mente, mas passar isso para o 3D realmente exigiu muito esforço, eu não tinha um concept completo, somente um simples sketch que eu desenhei e muitas ideias na mente, então conseguir criar o personagem do jeito que eu queria com uma armadura igual a do homem de ferro que foi minha principal referência nesse projeto, e ainda passar a mensagem que eu queria passar sobre os problemas da poluição em forma de uma imagem em 3D, foram meus principais desafios, mas com a graça de Deus consegui cumprir minha missão (rsrs…).
Eu acho que eu fui selecionado como 3o colocado porque (para falar a verdade eu realmente não sei … rsrs…). Para mim esse ano o campeonato teve um nível muito alto e eu não achava que poderia ficar entre os primeiros, eu desejava ficar entre os três ganhadores, mas não imaginava que conseguiria, foi uma grande surpresa pois eu pude ver os outros personagens e fiquei impressionado com a qualidade de todos, e como eu havia dito eu só tinha 1 ano e meio de estudo em 3d então eu realmente não esperava essa vitória, mas eu posso dizer que eu acredito que pela história do meu personagem que eu tentei sincronizar com a imagem final, pela atenção ao detalhes dele, eu acredito sempre que os detalhes fazem a diferença no final do trabalho, e eu creio também que pela mensagem que eu tentei passar nesse personagem, que é; não importa quem você seja, você sempre poderá vencer os obstáculos da sua vida, tendo fé em Deus e em si mesmo, eu acredito que esses fatores ajudaram a destacar meu personagem, mas todos os competidores estavam no mesmo nível e estão de parabéns por isso.
6. Quais as ferramentas que você utilizou na construção de seu personagem até o render final de sua imagem e animação?
Agora as ferramentas que eu utilizei e que sempre utilizo nos meus trabalhos foram o software 3Ds Max 2010 para a modelagem de hard surface como a armadura, materiais, iluminação, animação e renderização usando o renderizador Mental Ray, para esculpir os detalhes no personagem fazer a base mesh e a retopologia eu usei o software Zbrush 4r6, realmente um grande software para esculpir detalhes incríveis, e para as texturas eu utilizei o Zbrush com o polypaint junto com o Adobe Photoshop Cs5 para fazer ajustes. Também uso o plug-in gratuito Nvídia normal map filter que permite criar normal maps usando simples imagens no Photoshop. Para a composição do vídeo eu usei um software que acho que muitos tem que é o Windows live movie maker que permite colocar efeitos e vinhetas muito legais no seu vídeo, e para a versão de game do personagem eu utilizei a Game Engine Unity 3D versão 3.5, eu acho que ela é uma das melhores game engines do mercado e é gratuita. Também desenhei meu concept no papel, mas muitos artistas gostam de usar o Photoshop para isso, é uma questão de gosto, então foram esses softwares que eu utilizei para produzir meu personagem do início ao fim!
7. Qual a importância que você atribui a realização deste campeonato aqui no Brasil?
Esse campeonato é extremamente importante, pois assim nós podemos competir uns com os outro de uma forma muito divertida e criativa, isso proporciona a divulgação do nosso trabalho para todos verem, e nos unem em uma rede de amizade incrível. Todos nós fizemos amizade com os participantes do campeonato e agora interagimos nas redes sociais também! O campeonato também proporciona uma forma de analisarmos nossos trabalhos e nos estimula a melhorar cada vez mais e mais, também aprendemos com os outros artistas, pois alguns artistas tem métodos de modelagem ou animação que não conhecíamos e acabamos aprendendo com eles novas técnicas que podemos incorporar no nosso workflow, e ainda é uma forma de nos mostrar que apesar dos obstáculos dessa carreira nós temos condições de fazermos parte desse mundo tão maravilhoso do 3D. No Brasil nós temos artistas muito talentosos e esse campeonato oferece a oportunidade de apresentar esses talentos e revelações, por isso tenho que agradecer a Tonka3D e parabenizá-la pelo campeonato incrível e que continue sempre assim estimulando cada vez mais a arte 3D no nosso país!
Gostaria também de agradecer a todos por essa oportunidade de mostrar meu trabalho, fiquei muito feliz com o resultado de meus esforços e quero dizer para todos os que estão ingressando no 3D que nunca desistam de seus sonhos, pois não importa se as dificuldades parecem ser muito grandes, tenha fé em Deus e em si mesmo, e se você tem um sonho que quer muito realizar corra atrás dele e de 500 porcento de dedicação e esforço e você verá que no final todo o trabalho árduo terá valido a pena, e que Deus abençoe a todos e muito sucesso!
Grande abraço,
Walter Torezan Júnior – 3D artist
OBS.: se quiser ver mais detalhes sobre a evolução do trabalho de Rodrigo Cesar Patrocinio neste campeonato, acesse o fórum da Tonka3D.