Aquamano, o rapper de Atlantis, foi o personagem 3D vencedor do artista Wagner Rodrigues Miranda no concurso Blender Brasil.
Promovido pelo grupo Blender Brasil em sua página no facebook, o objetivo era criar um personagem com personalidade e que passasse uma idéia interessante. A competição avaliou mais o conceito por trás do personagem do que sua complexidade, pois tinha o intuito de possibilitar a participação até de pessoas iniciantes no Blender, a melhor ferramenta 3D gratuita existente atualmente. O critério de avaliação baseou-se no conceito, execução e finalização da arte final apresentada do personagem.
O vencedor ganhou como brinde dois cursos em DVDs sobre Blender da Tonka3D. Um é o curso Modelagem de Personagem no Blender e o outro é o curso Rigging de Personagem no Blender, ambos ideais para quem já trabalha com o Blender ou para quem está iniciando também seus estudos de 3D com o Blender.
Veja a seguir uma entrevista com o artista 3D e usuário do Blender, Wagner Rodrigues Miranda:
1. Como foi o seu início na área de 3D?
Comecei através de um grupo de estudos no meu curso de graduação na UFMG (cinema de animação e Artes Digitais). E comecei a aprofundar com a disciplina de 3D digital que faz parte da grade de minha graduação.
2. Quais são suas principais referências ou inspirações?
Não sigo muitos artistas de perto, mais um deles que merece destaque é o brasileiro Vitor Hugo, mas no mais busco inspiração em artistas com trabalhos não muito realistas. Para minhas histórias e personagens em geral busco referências e inspirações em qualquer obra que eu goste, seja um anime, um filme, um quadrinho etc..
3. Quais são as dicas que você daria para quem está começando a estudar 3D?
Independentemente do software 3D utilizado, caso não tenha acesso a ajuda de uma pessoa ao vivo, busque se integrar com os grupos relacionados e descobrir tutoriais, fóruns e sites relacionados. E uma vez que tenha acesso a um bom material de estudo em mãos, pratique, pratique e pratique.
4. Quais são os seus planos e objetivos para o futuro de sua carreira profissional?
Pretendo trabalhar com animação ou jogos, sobretudo com 3D e roteiros. Conhecendo a realidade do Brasil, sei que é muito difícil poder escolher uma área do 3D para se especializar e o artista muitas vezes tem que cuidar de toda a linha de produção, desde a concepção até a pós-produção, mas se puder escolher, me sinto mais a vontade com o planejamento e pré-produção.
5. Quais foram seus principais desafios e/ou dificuldades na criação de seu personagem neste concurso do Blender Brasil e o que o ajudou a superar isso?
Para esse personagem em específico não tive muitas dificuldades, pois a maior parte das coisas que tive que fazer no meu personagem eu já havia experimentado antes, com exceção do cabelo, que tentei fazer com partículas, embora não obtive um resultado que me agradasse plenamente neste quesito. Pelo tempo limitado para enviar o resultado, optei por resolver a questão do cabelo com malha.
6. Como você avalia este concurso promovido pelo grupo Blender Brasil e qual a sua importância?
O mais importante desse concurso foi seu foco principal estar centrado na criatividade, pois a maioria dos concursos desafia normalmente o artista em quesitos técnicos, não necessariamente levando em consideração a criatividade. Esse concurso em específico deu azar por ser realizado junto com um outro campeonato de criação de personagens da Tonka3D, o que obrigou muita gente a escolher um dos dois para focar, mas fora isso, achei muito bacana a iniciativa, um campeonato muito bom mesmo e espero que surjam muitos mais como esse e que não se limitem a design de personagens. 😉