A Epic Games, desenvolvedora da plataforma Unreal Engine e do famoso jogo “Fortnite” fez uma doação em apoio à Fundação Blender. Este processo faz parte de seu programa de financiamento “Epic MegaGrants” de US $ 100 milhões. Desse total, a Epic Games fez uma doação de US$ 1,2 milhão para a Fundação Blender.
Segundo a Epic Games, a doação tem como objetivo promover o desenvolvimento do “Creative Software Suite Blender”. Este é um sistema gratuito de modelagem 3D e de código aberto que oferece uma gama completa de ferramentas que permitem aos artistas criar gráficos, animações, efeitos especiais e jogos 3D.
Esses fundos recebidos na Fundação Blender serão distribuídos em etapas nos próximos três anos. O dinheiro deve ser empregado para expandir a equipe de desenvolvedores, atrair novos participantes, melhorar a coordenação do trabalho no projeto e melhorar a qualidade do código. A Fundação Blender é uma organização sem fins lucrativos, responsável pelo desenvolvimento do software gratuito de modelagem Blender 3D.
Ter a Epic Games do nosso lado é um grande avanço para o Blender, disse Ton Roosendaal, fundador e presidente da Blender Foundation, que acrescentou:
Com esta doação, faremos um investimento significativo na organização de nosso projeto para melhorar a integração, coordenação e melhores práticas em qualidade de código. Como resultado, esperamos que mais contribuintes do setor participem de nossos projetos
Bibliotecas, plataformas e ferramentas abertas são fundamentais para o futuro do ecossistema de conteúdo digital, disse Tim Sweeney, fundador e CEO da Epic Games. O Blender é um recurso sustentável na comunidade das artes. e nosso objetivo é trabalhar para o seu desenvolvimento para o benefício de todos os criadores.
Sobre o programa Epic MegaGrants
A iniciativa do programa Epic MegaGrants, na qual US$100 milhões de dólares em subsídios são alocados, é projetada para apoiar diferentes desenvolvedores de jogos, profissionais de negócios, criadores de mídia e entretenimento, educadores, desenvolvedores de ferramentas e estudantes que realizam trabalhos excepcionais com através da plataforma Unreal engine. Da mesma forma, também para melhorar os recursos de código aberto para a comunidade de gráficos 3D.
De acordo com o fundador e CEO da Epic Games, Tim Sweeney, ferramentas abertas, bibliotecas e plataformas são fundamentais para o futuro do ecossistema de conteúdo digital.
O Blender é uma das ferramentas mais procuradas na comunidade. Portanto, a Epic Games está comprometida em promovê-lo para o benefício de todos os criadores de conteúdo.
Tim Sweeney também comentou sobre a posição da empresa no Linux. A Unreal Engine 4, o Epic Online Services e o Easy Anti-Cheat estão sendo desenvolvidos para o Linux na forma de compilações nativas.
A empresa também considera expandir o uso do Wine como um meio de executar jogos do Linux no catálogo da Epic Games.
Nova versão do Blender
É importante lembrar que, muito em breve, é esperado o lançamento do Blender 2.80.
Esta nova versão está mudando completamente a interface do usuário, mais familiar para os usuários de outros editores gráficos e pacotes 3D.
São apresentados os novos mecanismos de renderização do Workbench para realizar este processo de forma rápida e simples. E, além disso, há o Eevee para renderização em tempo real. e uma reformulação do Viewport 3D.
Adicionado um novo sistema para trabalhar com esboços 2D como com objetos tridimensionais. O mecanismo de jogo embutido foi eliminado. Agora é proposto o uso de mecanismos de jogos de terceiros. Veremos!