Trabalho com maquete eletrônica, modelando no Revit Architecture e recentemente comecei a entregar minhas maquete em animaçao e não mais apenas em fotos. O resultado foi realmente muito bom no sentido de aceitação dos arquitetos pelo novo formato de apresentação. Com isto, comecei a pesquisar e achei incrível a criação de maquete interativa com a UDK. Com certeza vou comprar esta aula em blue ray de vocês, mas antes de comprar queria tirar uma dúvida: Devido ao fato de ser estudante de arquitetura, eu me interesso pela maquete, mas tambem pela criação do projeto, por isso eu modelo no Revit e não no 3ds Max. Quando termino a modelagem do Revit eu exporto no formato fbx para o 3ds Max. Daí no 3ds Max eu insiro a minha biblioteca da Evermotion para humanizar o meu volume arquitetônico e renderizo. A questão é se eu ainda poderei fazer a volumetria do projeto no Revit e depois exportar para o 3ds Max e por fim para a UDK ? Ou para utilizar a UDK, a volumetria tem que ser feita no 3ds Max ? E os móveis utilizados nessa maquete interativa com a UDK… eu ainda poderei utilizar a minha biblioteca da Evermotion para isso ? Elas estão configuradas com material de Vray ?
Resposta:
Você até poderá usar os móveis da Evermotion, mas terá que recriar os materiais de um jeito mais simples, o qual a engine consegue entender. Toda iluminação e criação de materiais é feita na UDK. Os modelos são otimizados e ajustados no 3ds Max. O projeto que otimizamos para a UDK é o projeto que fazemos no curso Maquete Virtual 3D, onde o aluno sai capacitado a modelar seus próprios móveis e estruturas. No entanto, antes de fazer o curso Maquete Virtual 3D, sempre aconselhamos o curso 3D Max Básico ou que você já tenha conhecimentos bem avançados do 3ds Max. De qualquer maneira, dependendo do seu conhecimento, somente o curso Maquete Interativa UDK já será suficiente, porém se quiser obter mais informações sobre o processo de criação no 3ds Max, assim como diferentes recursos de produção, os cursos 3D Max Básico e Maquete Virtual 3D poderão também te ajudar bastante.
Outra dúvida então seria que a ideia é que os móveis da Evermotion, quando eu inserir dentro da UDK eles não irão com os materiais já aplicados, eles iriam sem material e eu teria que aplicar o material desejado novamente, é isso ? E esse processo teria que ser sempre repetido ou teria como depois de feito uma vez salvar e aos poucos ir criando uma nova biblioteca com os móveis da Evermotion já prontos para a UDK. E quanto a modelagem arquitetônica, tem problema eu utilizar a modelagem do Revit e exportá-la no formato fbx para o 3ds Max e depois exportá-la para a UDK ? É porque eu realmente fujo do 3ds Max para modelagem devido ao fato de que no meu escritório, eu e meus dois estagiários nos focamos em modelagem no Revit, pois consideramos mais rápido e precisa do que as modelagens no 3ds Max.
Resposta:
Sim, isso mesmo, além de otimizar os modelos, você deverá reaplicar e gerar novos materiais. Todos os modelos devem ser otimizados e uma vez feito isso, você manterá uma biblioteca na UDK com seus móveis personalizados, sejam eles do Evermotion ou não. Eventualmente você terá que fazer pequenos ajustes no 3D Max, mas nada que irá atrapalhar a sua modelagem. Como não sabemos como o modelo fica desenvolvido com o Revit, não podemos afirmar, mas acreditamos que não deverá ter grandes problemas.