A Epic Games mudou recentemente seu modelo de negócio para sua próxima geração de plataforma (engine) de jogos, a Unreal Engine 4, propiciando aos usuários “acesso a tudo” através de uma assinatura mensal de US$19,00 e uma taxa de royalty de 5% sobre as vendas de jogos. Esta nova forma de acesso foi ao ar no final do mês passado e a Tonka3D resolveu criar um vídeo tutorial exclusivo explicando as principais ferramentas e recursos que os usuários terão acesso com esta nova e incrível engine para games.
A Unreal Engine é bem superior e notadamente melhor do que a UDK (versão free da própria Epic Games) e apresenta muitas novidades incríveis, como a parte de blueprint, as expressões, materiais etc. Acompanhe todas estas novidades no vídeo tutorial abaixo, onde o instrutor da Tonka3D, o artista e game designer Rodrigo Banzato, explica em pouco mais de 20 minutos todos os detalhes a respeito.
Tim Sweeney, fundador e CEO da Epic Games, disse que a empresa sempre ofereceu tradicionalmente sua Unreal Engine para grandes equipes (AAA) de desenvolvimento de jogos a um custo de milhões de dólares. Mas, como a indústria evoluiu, a Epic Games teve que realmente repensar todo o seu negócio de como deveriam tornar sua engine disponível para equipes de todos os tamanhos.”
Com uma assinatura mensal, os desenvolvedores que usarem a Unreal Engine 4 terão acesso a tudo no PC (Windows) e Mac, e os desenvolvedores podem criar software para PC, iOS e plataformas Android. Suporte para consoles poderá vir mais tarde, informou a empresa.
Segundo o site da Unreal Engine 4, os assinantes da engine poderão cancelar sua inscrição – ou renová-la – a qualquer momento. Eles poderão manter o acesso a ferramentas da UE4, mas não terão acesso as atualizações regulares conforme a Epic for lançando.
Será muito importante o trabalho da Epic de fornecer atualizações de código mensais atraentes e conteúdo para manter seus assinantes da Unreal Engine ativos e inscritos.
A Epic Games também terá opções de licenciamento flexíveis para desenvolvedores de jogos e editores que não quiserem pagar uma taxa de royalties sobre as vendas brutas de jogos e que prefiram um acordo de licenciamento inicial, chamado de “flat licensing deal”. Universidades e escolas, Rein disse, será necessário apenas comprar uma única assinatura.