A figura a seguir (clique para ampliar) apresenta algumas informações inerentes ao mercado de design, no ano de 2014, coletadas por meio de pesquisa realizada entre as consultorias de design, demonstrando que:
- O mercado de trabalho brasileiro era composto por 686 escritórios formais de design e 4.200
postos de trabalho na área. - A atuação das empresas de design era segmentada da seguinte forma: Design gráfico e Comunicação (38%); Design digital/Multimídia (22%); Design de produto (16%).
- Design de serviços (14%); Design de interiores (7%) e Design de moda (2%).
A atuação dos escritórios de design foi segmentada em seis áreas: Design gráfico e comunicação, Design de moda, Design de interiores, Design de produto, Design digital e multimídia e Design de serviços.
Do ponto de vista do mercado, percebe?se que 38% dos escritórios atuam na área de Design gráfico e comunicação. O Design de produtos representa 16% do mercado, ficando atrás das áreas de Design digital e Multimídia, com 22%.
Possivelmente os profissionais atuantes em Design de moda estão pouco representados pelas empresas formais de design devido ao modo como exercem a profissão, isto é, em outros ramos de empresas que não especificamente de Design de moda. Além disso, outro fator a ser considerado é o emprego informal no setor, o qual não foi mensurado na presente pesquisa.
Na imagem abaixo, também é possível visualizar os segmentos de maior concentração das empresas de design no país.
Fonte: CBD