Recentemente recebemos um retorno de um aluno que afirmava estar muito difícil conseguir entrar nesse mercado de animação e modelagem 3D, mesmo já tendo encaminhado vários currículos e apresentado seu portfólio para diversas empresas. Inclusive para trabalhos também em motion graphics, publicidade, edição de vídeo etc.. Tudo está muito ruim, segundo seu relato, pois não está conseguindo nem mesmo oportunidades para uma simples entrevista.
Realmente não é fácil conseguir uma oportunidade neste neste segmento do mercado, ainda mais aliado a problemas com a economia do nosso país e o elevado índice de desemprego.
Economia e política à parte, entretanto, uma coisa que você não pode parar de fazer é de investir na produção e melhoria de seu portfólio. Não pare de criar, pois é só com a prática que você vai conseguir produzir, mesmo depois de 10 tentativas frustradas, ao menos uma boa criação, para que você possa então inserir em seu portfólio.
Mas também não precisa ser necessariamente aquela imagem que você julga perfeita, afinal dificilmente você irá encontrar algo 100% perfeito. O mais importante é você não parar de praticar e produzir. Depois com o tempo você terá um ótimo portfólio para apresentação. Não desista e persevere no seu desejo!
Por exemplo, quando você está criando um personagem, muita atenção a sombra gerada do cabelo, ao fundo da imagem etc., enfim, toques artísticos que no final sempre poderão ser um fator definitivo para você entrar ou não numa empresa. Às vezes apenas um parafuso 3D pode fazer uma pessoa entrar ou não em algum lugar, pois levamos muito em conta a apresentação, luz, estilo, arte etc.
Por isso que é importante você postar seus trabalhos em fóruns, como o fórum da Tonka3d e grupos em redes sociais, como o 3DS Max Brasil. Assim você começará a receber críticas que farão certamente seu trabalho melhorar cada vez mais.
Pense da seguinte forma, modelagem e textura todo mundo faz ou deveria saber fazer, então seu diferencial estará sempre pautado na forma como você apresenta isso.
Mas também é como em qualquer outra profissão. Tem que estudar muito e praticar muito até poder desenvolver um material legal. Na faculdade por exemplo, sempre apresentamos nosso trabalho de graduação no final de 4 ou 5 anos, um período de nossas vidas onde estudamos e nos dedicamos bastante, mas nem por isso você precisa estar em uma faculdade para se dedicar e conseguir desenvolver um portfólio bacana.
Você pode por exemplo fazer cursos de especialização como os da própria Tonka3d, que são focados em conceitos artísticos e que não se prendem simplesmente a botões de ferramentas. Como dissemos anteriormente, os toques artísticos são os detalhes que irão fazer sua arte final chamar a atenção e este é um ótimo diferencial nestes cursos online da Tonka3D, o que facilita muito o seu aprendizado.
Muitos que estão iniciando nesta área de artes digitais ou modelagem 3D podem ter a impressão de que em um ou dois anos já é possível desenvolver um material de qualidade. É possível? Certamente que sim, mas para isso você deverá se dedicar muito e ter um pouco de talento também.
Participe de campeonatos, faça um trabalho após o outro e não desista, você só tem a ganhar com isso. Depois divulgue bastante seu material em fóruns nacionais como o da Tonka3d, inclusive em fóruns internacionais, como o CGTalk ou 3DTotal, além de grupos em redes sociais etc..
E tente também não pensar num retorno profissional num espaço muito curto de tempo. Tente pensar como uma recompensa de muitos anos de dedicação. Só assim você chegará lá e saiba que não existe caminho fácil!
É bom para os iniciantes se especializar e pegar uma boa experiência no ramo da modelagem 3d.