…continuação (3a. e última parte) do artigo anterior “Conceitos e Dicas sobre Modelos 3D Low Poly“…
Para finalizar nosso assunto sobre Low Poly, não poderíamos deixar de mencionar os LODs (level of details ou níveis de detalhes). Sem este, um modelo Low Poly não é otimizado. Imagine você fazendo um estádio de futebol com milhares de cadeiras. Sem os LODs isto seria impossível! Entenda que quanto maior a distância da câmera das cadeiras, mais otimizadas elas ficarão, ou seja, com menos segmentos.
E, para fazer isso, temos que criar esses LODs (modelos mais otimizados ainda). Geralmente 2 LODs já funcionam bem, mas podemos ter até 4 LODs ou mais. Existem maneiras automáticas de se fazer isso no 3Ds Max e nesse caso não é diferente, pois depende muito do modelo e de como você precisa otimizá-lo.
Vejamos o exemplo deste modelo Low Poly:
O modelo à esquerda é o Low Poly original, que tem 2.400 tris (polígonos). Um polígono de 4 lados na verdade é calculado como 2 polígonos de 3 lados, por isso o termo ‘tris’ é mais adequado, sendo que um polígono pode ter um número qualquer de lados. O 3Ds Max nos mostra o número de tris. O primeiro LOD tem 1480 tris, o segundo 570 tris e o terceiro e último apenas 210 tris. Se a câmera está próxima do objeto, o programa usa a base original e se está muito longe, o programa usa o terceiro último LOD.
Tanto o programa 3Ds Max quanto a engine UDK possuem este sistema de LODs. A transição é feita de modo automático, mas nós podemos mudar estes parâmetros também.
O FUTURO DO LOW POLY
Já não é mais novidade que os gráficos de certos jogos chegam perto dos gráficos do cinema. Cada vez mais vemos cinematics (trailers) em tempo real. As engines também estão cada vez mais capacitadas para que você possa criar seus cinematics diretamente nelas.
As engines sempre estão em evolução e o Low Poly será sempre uma essência na hora de colocar um produto no mercado, seja para um celular ou para a última geração de consoles. O importante é ter um modelo Low Poly perfeito e a viabilidade nos diferentes hardwares fica a critério de sua otimização.
Estas imagens acima fazem parte da coleção TOTAL OBJECT da Tonka3D.
…final da série de três artigos sobre conceitos e desenvolvimento de modelos low poly
Acesse aqui a 1a. parte deste artigo
[…] Acesse aqui a 3a. parte deste […]