Se você já possuí conhecimento em 3d, particularmente com o uso do software 3ds Max, e deseja se tornar um dia um game designer, você não precisará conhecer exatamente tudo sobre criação e animação de personagens.
É claro que conhecer todas as áreas é extremamente importante, mas a especialização ficará a seu cargo. Saber otimizar os modelos e preparar eles para uma engine é fundamental e esse seria basicamente o papel de um game designer. Você poderá por exemplo se especializar em modelagem de objetos e cenários ou somente em personagens, mas em ambos os casos é necessário possuir um bom conhecimento na integração entre o software 3D e a engine que você irá utilizar. Uma engine free (para uso próprio) que é uma das mais completas e melhores atualmente, além de muito fácil de aprender, é a engine Unreal UDK. Inclusive, existe um curso onde é abordado tudo sobre essa engine, produzida pela Epic Games, que é o curso Unreal Editor 4.0.
Já o papel do level designer seria mais para a pessoa que utiliza a engine e cria o cenário dentro dela. Ela seleciona os modelos que você cria e transporta para dentro da engine.
Se o seu interesse é ser um produtor ou diretor, então seria muito importante você conhecer todas as facetas das produções, modelagem, textura, animação, iluminação, direção de arte etc. Com o tempo você vai descobrindo o que mais gosta de fazer. 😉