O desenvolvimento de um game de computador pode ser de baixa complexidade ou de alta complexidade.
Embora as engines de hoje tenham uma performance melhor que há alguns anos, algumas pessoas dizem que é necessário possuir essencialmente conhecimentos de física e matemática. Digamos que você deve possuir conhecimentos básicos para jogos básicos e conhecimentos mais robustos para jogos mais complexos.
Na verdade, nossas universidades ainda estão na busca de um modelo para seus cursos, embora não queiram assustar seu público com certos pré-requisitos, mas trabalhar com simulação, seja ele em entretenimento ou em projetos aeroespaciais, necessitam sem dúvida alguma do conhecimentos destas duas ciências, além de outras. Alguns alunos destas universidades podem iniciar seus trabalhos de identificação cognitiva em um software, até com programação exploratória, mas ao caminhar para o desenvolvimento profissional, entre outros, com interatividade em estéreo ou auto-estereoscópico, eles terão que fazer muitas abstrações.
Muitos profissionais e mestres da área de ciências da computação ou tecnologia da informação que ministram hoje cursos de game design em universidades do Brasil, sempre aconselham aos seus alunos aspirantes a game designers ou game developers, a crerem que suas necessidades sejam encaradas com realismo, entendendo que a física e a matemática são importantes, porém lembrando que em situações limítrofes de jogos mais simples, não é necessário o uso de ferramentas mais sofisticadas.
A Tonka3d, através de seus cursos e com sua visão voltada mais para o lado artístico da produção, pensa que matemática e física existe em todo lugar e entender o funcionamento trabalhando com cálculos faz parte da produção e de nossas vidas.
No entanto, tentamos de uma maneira simples e objetiva apresentar soluções inovadoras e que sejam um grande passo para aqueles que eventualmente estão curiosos em entrar na área de games ou que não possuem um poder aquisitivo suficiente para estudar um curso de Game Design no exterior, por exemplo, na VFS. Atualmente, a Tonka3d possuí um curso para produção de games que utiliza a engine Unreal da Epic Games.
A Ciências da Computação também está presente e faz parte da criação e desenvolvimento de novas soluções para games ou para qualquer outro aplicativo que envolva cálculos e soluções matemáticas. Mas é importante também saber a diferença entre os diversos profissionais, pois existem inúmeras lacunas na produção de games, como level design, programação, concept art, produção etc.. E, dependendo do projeto, poderá existir ou não a necessidade de profissionais mais específicos.
Sim, as engines estão disponíveis hoje para facilitar nossa vida e os programas 3D estão cada vez mais práticos e fáceis de serem utilizados. É uma questão individual e imparcial da pessoa escolher o seu campo de atuação. Podemos dizer que a matemática e a física em si não são fatores determinantes para a pessoa poder desenvolver um game completo, pois basta você ver os jogos que estão sendo produzidos hoje com o uso da engine UDK da Epic Games, por exemplo. Mas é claro que para uma base melhor e um modelo de cursos para universidades é essencial a aplicação e estudo de diversos conceitos, incluindo a aplicação de games para diversos dispositivos. Podemos até mesmo elaborar uma engine do zero, onde é fundamental o conhecimento e prática com cálculos, incluindo matemática e física, mas também não podemos obrigar as pessoas a seguirem necessariamente este caminho.
Por fim, o que geralmente observamos é uma divisão entre programadores e artistas, pois cada um deles pensa de maneira diferente. O programador busca a exata, a solução matemática, a resposta do problema. Já o artista busca o sentimento, o equilíbrio visual, a arte, o conceito, coisas que não se podem incluir em cálculos matemáticos.