Início Dicas sobre 3D, Arte e Design 3ds Max ou Maya

3ds Max ou Maya

Recentemente, um membro de nossa comunidade fez um questionamento a respeito do uso do 3ds Max e do Maya. Por isso achamos interessante postar aqui para compartilhar esse relato e esclarecer um pouco sobre essas duas ferramentas de modelagem 3d.

“Procuro sempre pela internet matérias e tutoriais e notei que o 3ds Max prevalece bastante. Então, gostaria de saber porque existe tanta disponibilidade de conteúdo para 3ds Max na internet e porque conteúdo de Maya é tão escasso? É apenas uma questão de preferência ou o 3ds Max supera o Maya?”

Na verdade, quanto mais popular um software, mais plugins e ferramentas para ele são criados, consequentemente mais material disponível também. O Maya também é um excelente software, assim como o 3ds Max, o Softimage, Cinema 4d, Lightwave entre outros.

E, realmente é uma questão de preferência, pois no final das contas quem vai fazer a diferença do resultado é sempre o artista e não a ferramenta que utilizou.

Nos cursos da Tonka3D, por exemplo, só usamos o 3ds Max, que por acaso é a especialidade de nosso instrutor, o artista 3D e Game Designer Rodrigo Banzato.

6 COMENTÁRIOS

  1. Desculpe-me vcs falam mais não se comprometem! animação….. é melhor o Maya por ser mais completo, ou não? caramba quem quer aprender conta com laços de confiança, vejo que vcs são de confiança. Por favor ajude-nos ou teremos que fazer todos os cursos, para descobrir o que é melhor?.

    mais uma vez me desculpem, não podemos ser como politicos Brasileiros é claro.

    • Olá Adam,
      É claro que nós na Tonka3D preferimos e recomendamos totalmente o uso do 3ds Max, pois esta é a nossa ferramenta de especialização e a que nosso artista e instrutor, Rodrigo Banzato, trabalha.

      Mas esta é uma discussão eterna, pois as pessoas nao entendem que o que faz diferença nao é a ferramenta usada, mas sim o artista em si. Portanto, nao importa a ferramenta que estiver usando, mas sim o resultado artistico que voce produziu a partir da ferramenta.

      Todos os cursos da Tonka3D foram criados com base no 3ds Max pelo Rodrigo Banzato, mas o diferencial desta aulas está focada em resultados artísticos e nao em comandos de ferramentas.

      É claro que se voce estudar um software 3D que não é muito usado no mercado pode nao ser legal para o tipo de aplicação que você deseja, por exemplo, se for pensando como um profissional autônomo é bacana, porém, se for procurar um lugar em grandes produtoras e estúdios do país e do mundo, daí já existem algumas exigências. E o 3ds Max, Xsi, Cinema 4D, Maya entre outros, são os aplicativos 3D mais comuns e usados atualmente, tanto em pequenas quanto em grandes produções.

      Um outro fator é a popularidade do software, o que facilita na hora de fazer network, trocar informações, montar equipes de trabalho, estudar algum tema especifico etc. E o 3ds Max é um dos softwares mais populares, portanto, pode caminhar com esta ferramenta com toda seguranca e seja feliz!

      Boa sorte e boa decisão!

    • Gostei, também tenho essa impressão. Quem trabalha com determinada área precisa de respostas mais concreta. pelo menos sua experiencia pessoal.

  2. Estou querendo fazer o Curso de Maya na Impacta.. e tenho pesquisado muito sobre isso p fazer o melhor curso… com esse post fiquei mais na dúvida..
    Qual é o melhor curso p eu fazer Maya ou 3d Max?
    Abraço…

    • Olá Sandro,
      Alem do Maya e 3ds Max, existem outros programas de 3d muito bons, mas para te ajudar um pouco mais nesta sua decisão, segue outros dois artigos que tratam também a esse respeito:

      http://tonka3d.com.br/blog/introducao-a-modelagem-3d
      http://tonka3d.com.br/blog/aplicativos-3d-mais-utilizados-e-as-plataformas-open-source

      Antes de fazer um curso presencial, considere também a possibilidade de adquirir a versão em DVDs do curso 3D Max Básico da Tonka3D. Com este curso, você irá aprender os principais fundamentos da ferramenta, com exercícios práticos e objetivos e que te ajudarão a não se perder nas múltiplas opções do software, que às vezes são obsoletas e não são tidas como algo prático entre os artistas. O curso é focado em conceitos artísticos, que não se prende a comandos de ferramentas, o que irá facilitar bastante o seu aprendizado. Após fazer este curso, considere também adquirir o curso Modelos 3D, onde poderá aperfeiçoar mais seus conhecimentos e práticas em modelagens 3D mais realistas.

      Boa sorte!

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