Muitas pessoas quando começam os estudos 3D tem o equívoco de que tudo pode ser feito no software 3D. Realmente pode, mas a que custo? Porque renderizar diversas vezes se você pode em poucos segundos corrigir os defeitos no Photoshop? Mais quais são esses defeitos? Para tanto é importante o artista aprender a trabalhar com o Photoshop, assim, por diversas vezes ele irá conseguir economizar tempo no render e fazer ajustes no Photoshop, sendo que estes ajustes podem ser correções de forma, cor e luz.
Vamos entender o Photoshop como a última camada de cor, como o polimento do seu trabalho. Pensando nisso, a Tonka3D lançou mais um produto exclusivo e especialmente criado para quem trabalha com arte digital, que é a coleção Total Image. Além de possuir uma biblioteca impecável de texturas de alta resolução, também oferece diversas aulas de Photoshop, todas através de exercícios práticos.
Vamos ver um exemplo, esse é um personagem feito pelo instrutor da Tonka3D e artista 3D, Rodrigo Banzato, em 2005, sendo que naquela época não existia uma renderização tão rápida como hoje e o processo de trabalho em imagens de alta resolução era um tanto demorado devido a potência do hardware. Então, pensando em revitalizar o design de um trabalho antigo, Banzato utilizou o render e materiais I-Ray e também as texturas encontradas na coleção Total Image para renderizar essa imagem abaixo (lado esquerdo). Não foi utilizada nenhuma luz e a iluminação é apenas projetada através de imagens e materiais. A imagem contém alguns defeitos e precisa de uma correção. E foi ai que entrou o Photoshop, justificando o resultado final da imagem abaixo (lado direito). E vocês, o que acharam? Comentem, compartilhem, porque esse resultado a direita foi feito em poucos minutos usando o Photoshop e a renderização final de 3500 pixels não levou mais que 30 minutos para renderizar.
Vamos lembrar também que estamos falando de imagens estáticas, onde podemos abusar do Photoshop e não se importar tanto com o visual de trás do personagem. Numa renderização para animação, ai sim vale a pena investir um pouco mais de tempo na iluminação e nas correções de textura, tentando evitar ao máximo ajustes de imagem, uma vez que numa animação teremos uma sequência enorme de imagens.
E se você não está muito familiar ainda com o 3D e artes digitais, mas deseja ingressar nesta área, acesse este artigo que contém ótimas dicas: “Primeiros passos para se tornar um artista 3D“.