“Uma história de amor e fúria”, uma animação dirigida e roteirizada por Luiz Bolognesi (“As melhores coisas do mundo”, “Bicho de sete cabeças”), venceu o principal prêmio do Festival de Annecy, na França.
Essa foi a primeira vez que uma animação brasileira foi selecionada para a competição de Annecy, um evento que reconhece produções internacionais do gênero desde 1960, considerado o “Cannes da animação”.
Nesta edição, mais de 2.500 animações foram inscritas, sendo apenas 13 selecionadas para a mostra paralela e nove na competitiva.
“Uma história de amor e fúria”, que foi exibido nos cinemas em abril deste ano, narra o amor entre Janaína e um guerreiro indígena que, ao morrer, assume a forma de um pássaro. Durante seis séculos, a história do casal sobrevive, atravessando quatro fases da história do Brasil: a colonização, a escravidão, o regime militar e o futuro, em 2096, quando haverá uma guerra pela água. Em todos estes períodos, os dois lutam contra a opressão.
Com traço e linguagem de história em quadrinhos, o longa-metragem contou com a dublagem de Camila Pitanga, Selton Mello e Rodrigo Santoro.