Anima Forum 2011 (6a. Edição)
De 19 a 22 de julho – Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB/RJ
Inscrições, acesse aqui
Séries de animação brasileiras estão no ar nas telas nacionais e em vários outros países. A última fronteira, a TV aberta, acaba de ser ultrapassada. Os primeiros grandes passos já foram dados, mas… e agora?
Anima Forum 2011 discute como manter a continuidade de produção nessa nova indústria de animação vigorosa que se estabelece no país. Como aperfeiçoar, inovar e expandir a partir do que se conquistou?
Estas questões serão discutidas na mesa de abertura, PPA – Parcerias Público-Animadas, composta pelos protagonistas de uma união que revolucionou a Animação Brasileira: o poder público, as produtoras de animação, a comunidade de animadores e o Anima Mundi. Juntos poderemos reavaliar, planejar e garantir o futuro desta parceria.
A segunda mesa do fórum, Animação para Exportação, traz a experiência de produtores que estruturaram seus estúdios para uma produção continuada visando ao imenso mercado internacional de animação, em que se encontram múltiplas oportunidades.
Carlos Saldanha, o novo herói da animação brasileira, ainda não é personagem de uma série, mas já realizou feitos fantásticos como transformar uma cidade inteira em um personagem de animação amado no mundo inteiro. Em sua palestra, Rio – Quadro a Quadro, Carlos vai falar detalhadamente dos passos necessários para se realizar uma superprodução em animação, da concepção ao lançamento em escala mundial. O amadurecimento da animação brasileira nos prepara para investir nesta modalidade de produção bem mais exigente em termos de preparação, estrutura e investimento. Não poderíamos ter um padrinho melhor.
Indústria significa empregos. Nossa nova indústria, em um ramo cada vez mais estratégico na economia contemporânea, a indústria criativa, traz desafios trabalhistas singulares que também precisam de abordagens singulares. Neste cenário, a ABCA, a associação que representa a comunidade de animadores brasileiros, tem uma responsabilidade crucial. Na mesa Portifólio – Quanto Vale o seu Trabalho? a associação apresenta suas conquistas e projeto, discute e propõe modelos de relação entre artistas e produtoras.
Anima Escola – 10 anos, a quinta e última mesa, ao mesmo tempo celebra e apresenta as conquistas do projeto que está mudando a interface da educação fundamental no Rio de Janeiro e em outras cidades do Estado, empregando a animação como instrumento didático dentro das salas de aula.
Programe-se e compareça, pois só assim Anima Forum 2011 estará completo.Uma avaliação das ações dos órgãos governamentais na promoção e incentivo da produção de animação brasileira. Uma parceria que transformou radicalmente o cenário nacional, colocando a animação brasileira na TV e invertendo um fluxo histórico: não exportamos mais animadores e sim animação brasileira.
** Programação **
Dia 19 de julho – terça-feira
10:00 às 13:00 Credenciamento (Salão Anima Forum – sala 26 / 4º andar)
15:00 às 15:15 Abertura (Teatro II)
15:15 às 18:00 Mesa-redonda – PPAs – Parcerias Público-Animadas (Teatro II)
Uma avaliação das ações dos órgãos governamentais na promoção e incentivo da produção de animação brasileira. Uma parceria que transformou radicalmente o cenário nacional, colocando a animação brasileira na TV e invertendo um fluxo histórico: não exportamos mais animadores e sim animação brasileira.
Participantes – Ana Paula Santana (MinC/SAV), Julia Levy (SEC-RJ), Sérgio Sá Leitão (RioFilme), Felipe Tavares (ABCA), Marco Altberg (ABPITV/BTVP), BNDES.
Moderador – Aida Queiroz (Anima Mundi)
Dia 20 de julho – quarta-feira
10:00 às 13:00 Anima Business (Salão Anima Forum – sala 26 / 4º andar)
10:00 às 13:00 Masterclass I – STRATA CUT – Animação como Forma e Escultura: Os Segredos da Geometria e da Forma como Movimento Cinético ao Longo do Tempo (Teatro II)
David Daniels
15:00 às 18:00 Mesa-redonda – Animação para Exportação (Teatro II)
No amplo mas competitivo mercado internacional de animação, exportar é uma necessidade que muitas vezes garante a sobrevivência dos estúdios. Como se estruturar para enfrentar as demandas do mercado, como garantir a continuidade da produção de modo a garantir o uso da plena capacidade desta estrutura são tópicos que serão abordados pelos participantes desta mesa.
Participantes Becky Bristow (Mattel); Kevin Geiger (presidente & CEO da Magic Dumpling Entertainment); Wen Feng (VP de Criação da Magic Dumpling Entertainment); Reynaldo Marchezini (CEO da Flamma Films)
Dia 21 de julho – quinta-feira
10:00 às 13:00 Anima Business (Salão Anima Forum- sala 26 / 4º andar)
10:00 às 13:00 Masterclass II – A Arte e Design de “RIO” (Teatro II)
Tom Cardone
15:00 às 18:00 Palestra – “RIO” Quadro a Quadro (Teatro II)
Carlos Saldanha vai compartilhar com o público profissional os detalhes de cada etapa do processo de produção do longa-metragem que ele dirigiu desde a primeira ideia até às estreias internacionais. Como se produz uma grande produção de sucesso internacional? Como estruturar o projeto para realizá-lo?
Carlos Saldanha, idealizador e diretor do longa-metragem “RIO”.
Dia 22 de julho – sexta-feira
10:00 às 13:00 Anima Business (Salão Anima Forum – sala 26 / 4º andar)
10:00 às 13:00 Masterclass III – Storyboards e Animatics na Criação de Curtas-Metragens (Teatro II)
Ryan Woodward
15:00 às 16:30 Palestra – Portifólio – Quanto Vale o seu Trabalho? (Teatro II)
Apresentação da ABCA – Associação Brasileira de Cinema de Animação. Além de apresentar suas atividades e conquistas, os integrantes da ABCA vão discutir tópicos como estruturação da atividade e da carreira, tabela salarial, posicionamento no mercado, banco de empregos, etc.
Participantes – Felipe Tavares (ABCA), Fábio Yamaji, Alan Camilo
Moderador – Andrés Lieban (2D Lab)
17:00 às 18:20 Palestra – Anima Escola 10 anos (Teatro II)
Apresentação do projeto que há uma década vem introduzindo a linguagem da animação nas escolas. O Anima Escola já capacitou mais de mil professores da rede pública carioca para criar e produzir animações com seus alunos, incorporando novas possibilidades à prática pedagógica. Ao longo do projeto, o professor cria roteiros, storyboards e animações em diversas técnicas. Além disso, aprende a operar equipamentos e o software livre (MUAN), desenvolvido especialmente para o projeto. Com a linguagem da animação é possível trabalhar conteúdos curriculares e incentivar nos alunos o desenvolvimento de habilidades e competências próprias da arte de animar: concentração, planejamento, abstração e comunicação.
Participantes – Marcos Magalhães (Anima Mundi), Simone Monteiro (SME), Patrícia Menezes (IBM), Amália Araújo (CIEP Presidente Agostinho Neto)
18:20 às 18:30 Encerramento