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CAT sistema integrado ao novo 3Ds Max 2011

CAT ou Character Animation Toolkit é um sistema para animação de personagens sensacional, lançado como um plugin e totalmente integrado para o novo 3DStudio MAX 2011, mas que também pode servir como plugin em versões anteriores do software. Com suas revolucionárias ferramentas, o artista pode criar o resultado que ele espera em uma fração do tempo que ele normalmente utiliza, sem limites no controle de seu processo criativo. 3ds Max CAT facilita a manipulação de personagens (rigging), a animação não-linear, a animação de camadas (layering), a importação de captura de movimento (motion-capture) e a simulação de músculos. Este plug-in é totalmente integrado ao 3ds Max.

Desenhado por animadores e para animadores afim de ajudá-los na animação de personagens, o CAT é um pouco grande para um plugin  externo do 3ds max, mas isso não desaponta. Este plugin permite aos usuários criarem riggs totalmente customizáveis e complexos e torna o processo de animação mais rápido, eficaz e o que é o mais importante, muito mais fácil. No início somos capazes de usar 25 riggs já prontos, que foram preparados de forma inteligente, sendo que para trabalhar com eles é muito fácil e agradável. Nós podemos fazer escolhas entre muitos riggs de animais e riggs humanos como orelhas, asas, aranhas, lagartos, macacos ou até caranguejos.

Um forte aspecto do CAT é o processo de animação. Sua interface é intuitiva e amigável, por isso o trabalho é fácil e rápido. Toda a animação é criada e controlada numa tabela chamada “Motions”, que está localizada no Painel de Comando (Command Panel). E este é o coração do CAT, que possuí algumas características agradáveis que não estão incluídos no padrão do 3ds max. Somos capazes de criar “Walk Cycle” – é só definir pontos na curva para todos os elementos do nosso rig. O que é o melhor, todo o processo de animação é baseado em camadas (layers). Podemos trabalhar individualmente no movimento de cada uma das peças do personagem. Por exemplo, em primeiro lugar, criamos o movimento do tronco, em seguida, nós adicionamos a cabeça, pernas ou o movimento das mãos. É uma solução perfeita! É claro que somos capazes de mesclar todas as seqüências de um com os outros, então por exemplo podemos simplesmente fazer um suave cruzamento entre “walk animation” (animação de andar) e “running animation” (animação de correr). As camadas do CAT nos permitem criar combinações dos mesmos, para que possamos fazer estilos de movimentos únicos, o que ajuda muito com a animação de algum personagem. A função “Footsteps” (Passo a Passo) é feita muito bem no CAT. Animadores têm total controle sobre eles (como mover e girar). É possível jogar “passos” para o chão, mesmo em superfícies animadas. Esta função pode fazer você economizar muito tempo, porque não temos que posicionar “footsteps” manualmente para ganhar o efeito correto. O CAT vai fazer isso por nós.

Tudo isso são apenas algumas das vantagens do CAT. Este plugin torna o trabalho muito mais rápido e é uma das ferramentas mais eficazes para a animação que eu já trabalhei. É um ótimo software para todos aqueles que não podem criar riggs, mas gostaria de criar uma boa animação de seus personagens e para todos os profissionais que valorizam bastante a questão do tempo.

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