…continuação do artigo anterior “O que é e para que servem modelos 3D Low Poly“…
Veja a seguir outras imagens que fazem parte do modelo Low Poly mencionado no artigo anterior:
A da esquerda é a imagem chamada ‘specular’ ou ‘mask’. Ela determina quais as regiões possuem mais reflexo e brilho. Observe que a torneira cromada é 100% branca, ou seja, 100% reflexiva, enquanto o adesivo no meio é de cor preta, ou seja, fosco, que não reflete nada.
A imagem da direita é a de normal map. Sem o modelo inicial High Poly, nunca teríamos essa imagem. Após serem criadas, lembre-se de que estas imagens podem ser alteradas ou até melhoradas. Podemos dar mais ênfase em alguma região do normal map ou até eliminar defeitos de forma rápida e prática. Tudo é praticamente possível no Photoshop, que é uma ferramenta essencial para qualquer artista.
Poderíamos até ter outras imagens, mas depende muito do modelo e de como você irá usá-lo. Por exemplo, eu poderia ter uma imagem de ‘glossiness’ ou ‘blur de refelexo’, onde a região 100% branca tem um reflexo totalmente nítido e a região cinza tem um reflexo borrado ou fosco. O render V-Ray possui estas opções.
Poderíamos ter uma imagem de glow também. Pense em um carro numa estrada à noite. O que ilumina sua lanterna não é uma luz, mas sim uma textura de glow onde as cores ficam aparentes e as regiões de cor preta da imagem ficam totalmente apagadas.
Enfim, esses são apenas alguns exemplos. Textura é algo muito mais complexo que pode envolver mapas procedurais, scripts etc., mas este é um assunto para outra matéria. Existe uma coleção de texturas e material de treinamento mais especificamente a respeito, conhecida como coleção TOTAL IMAGE, e que você pode encontrar no site da Tonka3D.
Continua….
Acesse aqui a 3a. parte deste artigo
[…] …continuação (3a. e última parte) do artigo anterior “Conceitos e Dicas sobre Modelos 3D Low Poly“… […]
[…] Acesse aqui a 2a. parte deste […]