Terminou na semana passada (14/08) em Vancouver no Canada a 41a. Conferência e Exposição SIGGRAPH, maior evento de computação gráfica e artes digitais do mundo, que reuniu 14.045 artistas, cientistas, especialistas e desenvolvedores de jogos, cineastas, estudantes e universitários dos EUA e de 75 outros países, que estiveram presente para experimentar as novidades e tendências na área de computação gráfica e técnicas de interatividade.
A conferência aconteceu em um espaço com mais de 3.700 metros quadrados para exposições com 175 empresas participantes. Dezoito países foram representados no piso de exposição, 44% dos quais são baseados fora dos EUA – incluindo 28 empresas do Canadá. Além disso, 25% dos expositores eram ‘marinheiros de primeira viagem’, que foi o maior percentual em quatro anos.
“O nível educacional deste ano foi excepcional, com inúmeras oportunidades de networking, e os avanços tecnológicos alucinantes chamou a atenção de todos”, disse Dave Shreiner, presidente da conferência SIGGRAPH 2014. A conferência ofereceu uma experiência de exposição incrível, com conteúdo inovador e inspirador, e comemorou o impacto que os gráficos e a tecnologia podem ter em nosso dia a dia. Por fim, a cidade de Vancouver foi incrível, desde o gabinete do prefeito ao centro de convenções até o departamento de turismo e comissão de finanças.”
Um impressionante número de 1.533 palestrantes e colaboradores participaram da conferência através de uma variedade de sessões, palestras, painéis, trabalhos, apresentações e tutoriais.
Os destaques da SIGGRAPH 2014 incluíram:
A apresentação de abertura impactante do co-fundador da Not Impossible Labs, Elliot Kotek, compartilhou uma mensagem simples: “Ajude alguém. Ajudar muitos”. Kotek mostrou como a tecnologia pode ter um enorme impacto sobre a humanidade ao compartilhar histórias de sua empresa, incluindo o “Projeto Daniel”, que ajudou sudaneses amputados com novas próteses, graças à tecnologia de impressão 3D.
O festival de animação gráfica (Computer Animation Festival) apresentou as mais inovadoras criações do mundo na produção digital de jogos, cinema e vídeo. O festival recebeu mais de 450 inscrições neste ano que incluiram os seguintes vencedores:
BEST IN SHOW AWARD
Box (Estados Unidos)
Dirigido por Tarik Abdel-Gawad, Bot & Dolly
JURY AWARD
Paper World (Hungria)
Dirigido por Dávid Ringeisen, László Ruska, Moholy-Nagy Universitdade de Arte e Design
MELHOR CURTA DE ANIMAÇÃO
Home Sweet Home (França)
Dirigido por Pierre Clenet, Alejandro Diaz, Romain Mazenet, Stéphane Paccolat
MELHOR PROJETO ESTUDANTIL
Wrapped (Alemanha)
Dirigido por Roman Kalin, Falko Paeper, Florian Wittmann, Filmakademie Baden-Wüerttemberg
MELHOR EFEITO VISUAL
Gravity (Inglaterra)
Dirigido por Alfonso Cuarón, Esperanto Filmoj
MELHOR VISUALIZAÇÃO & SIMULAÇÃO
Kinematics (Estados Unidos)
Dirigido por Jessica Rosenkrantz, Jesse Louis-Rosenberg, Nervous System
MELHOR JOGO
The Crew (França)
Dirigido por Maxime Luère, Dominique Boidin, Rémi Kozyra, Unit Image
MELHOR REAL-TIME GRAPHICS
RYSE: Son of Rome (Alemanha)
Dirigido por Chris Evans, Peter Gornstein, Martin L’Heureux, Crytek
MELHOR ANÚNCIO COMERCIAL
Three, “The Pony” (Inglaterra)
Dirigido por Dougal Wilson, Blink Productions
No próximo ano, a Siggraph será sediada na cidade de Los Angeles, nos EUA.
SIGGRAPH 2015, a 42a. Conferência Internacional de Computação Gráfica e Técnicas de Interatividade, será realizada entre 9 e 13 de agosto de 2015 Centro de Convenções de Los Angeles.
Maiores informações, acesse o site da SIGGRAPH.