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Dicas para abrir uma empresa de games

Abrir uma empresa de games no Brasil é um desafio. Com uma indústria considerada jovem – existe há aproximadamente 12 anos – há dificuldade em encontrar apoio e suporte. No entanto, exatamente por ser uma indústria nova, há oportunidades únicas a serem exploradas por empresas nascentes.

Os profissionais e empreendedores da área também são jovens, têm entre 18 e 35 anos, e são consumidores de jogos, segundo dados da Abragames (Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais). Porém, a vontade de trabalhar com algo que os divertem nas horas vagas pode trazer decepção para quem não enxergar o game como negócio.

“Fazer jogos não é jogar. Quem montar uma empresa de games tem que estar disposto a fazer jogo sobre tudo, inclusive sobre o que não gosta. Além disso, tem que ter conhecimentos sobre a rotina de uma empresa”, afirma Juliano Alves, um dos fundadores e consultor-executivo da Abragames.

Veja as dicas de Alves para quem pretende empreender no setor de games:

1. Não empreenda sozinho. Ter parceiros diminui os riscos. Busque apoio do Sebrae, a Abragames e outras empresas do setor. O mercado é grande, enxergue as empresas como potenciais parceiros de negócios e não como concorrentes.

2. Não faça nada sem planejamento. Antes de fazer o jogo dos seus sonhos, superinovador, veja se ele será aceito pelo mercado. Pense na tecnologia que vai usar, para quem vai vender e como vai vender.

3. Crie equipes mistas. Uma empresa de games não é feita só de programadores. Tenha artistas gráficos, músicos para elaborar uma trilha sonora boa, administradores, pessoas com tino comercial.

4. Procure apoio financeiro. O governo é parceiro da indústria nacional de games e é possível conseguir financiamento pelo BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento), Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e CNPQ (Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tencnológico). Além disso, há os investidores-anjo.

5. Game não é só entretenimento.Pense em jogos para áreas de publicidade, educação, simuladores, treinamento militar e até seleção para vaga de emprego. Pense nas plataformas – rede social, tablet, celular. Para desenvolver jogos para os consoles mais famosos, é necessário experiência prévia para que o fabricante abra sua tecnologia para a sua empresa.

6. Escute o seu público. Faça o jogo que as pessoas querem e não o que você quer jogar. Aproveite o retorno que tiver para melhorar constantemente o seu produto.

7. Aproveite a internet. A rede é o principal canal de distribuição das pequenas empresas, pois oferece contato direto com o público. Disponibilize seus produtos em lojas virtuais, como a Apple Store e o Steam, especializado em games.

8. Siga bons exemplos. Procure informações sobre empresas nacionais de sucesso no mercado, assista a palestras, faça relacionamento.

9. Observe maus exemplos. Isso evita que você repita os erros de outros. Pesquise porque um jogo bom não deu certo, porque um lançamento não vendeu e porque determinada empresa fechou. Isso vale também para casos internacionais.

10. Pense na continuidade da empresa. Cresça aos poucos, produza de acordo com a sua capacidade e tenha meios para se manter e manter a equipe. Procure capacitação empresarial.

Clique na imagem abaixo para testar se você é capaz de ter o seu próprio negócio:

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Fonte: UOL Economia

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