- Antes de começar a empreender, encontre a sua turma: Um grupo de pessoas talentosas e inovadoras com o qual você se identifique. Em um ambiente criativo, fica mais fácil propor novas ideias e transformá-las em bons negócios.
- Não basta criar, é importante empreender. Para isso, você precisa ter ao menos noções básicas de gestão e finanças. Mesmo que delegue a parte financeira para um sócio ou funcionário, terá de entender como esta funciona.
- Seja o dono das suas ideias. Para isso, é preciso aprender tudo o que puder sobre propriedade intelectual, direitos autorais e patentes.
- Conheça muito bem a área em que trabalha, seus players e suas regras – Só assim poderá descobrir a hora certa de quebrá-las.
- Mergulhe na cultura do seu país, estado e cidade, e use essa herança como base para reciclar e reinventar. Um olhar renovado sobre as tradições locais pode ser uma fonte inesgotável de boas ideias.
- Evite trabalhar sozinho. Os setores criativos costumam prosperar em ambientes de compartilhamento. Faça uso de escritórios de coworking, trabalhe de maneira colaborativa, invista em redes de contatos.
- Esteja sempre a par das novas tecnologias. Descubra quais são as ferramentas que podem facilitar a sua vida e aumentar a produtividade da sua empresa.
- Na hora de contabilizar seus recursos, leve em conta seus seguidores nas redes sociais, suas conexões online, suas participações em fóruns de discussão. Esses bens intangíveis podem ser ativos no seu negócio.
- Amplie seu horizonte de visão: Faça um workshop de mídias digitais, participe de um evento sobre design, vá a um desfile de moda. Não fique preso a um único segmento.
- Saiba como ganhar escala sem perder a identidade. Não se prenda ao aspecto exclusivo da sua criação: quando for possível, encontre uma maneira de padronizar o seu produto e replicá-lo a custo baixo.