Início Novidades e Ofertas Entrevista com Eduardo Lobo, vencedor do Meu Personagem Cartoon 3D

Entrevista com Eduardo Lobo, vencedor do Meu Personagem Cartoon 3D

Eduardo Lôbo foi o grande vencedor do campeonato Meu Personagem Cartoon 3D de 2013 da Tonka3D, assim como no ano passado, foi o nosso amigo Erick Inojosa, por coincidência também natural de Recife. Eduardo falou um pouco sobre sua experiência na área e como chegou no resultado de seu personagem vencedor deste ano. Veja a seguir sua entrevista:

trofeu tonka3d ouro 2013

1. Como você começou na área de 3D?

Acho que a primeira coisa que conta para entrar na área 3D, em geral, é a paixão. Não acho isso um Clichê. Sou de Recife, e aqui nunca tive grandes oportunidades de realizar cursos relacionados a essa área, pois não existiam, somente há alguns anos estão começando a surgir novos cursos mais interessantes. Porém, isso nunca foi motivo de ser um empecilho, com curso ou não, eu sempre tive vontade de modelar os characters (personagens) das grandes produções e games. Comecei “fuçando” o Maya, a fim de realizar trabalhos para a faculdade, relacionados a produtos, mas a minha verdadeira paixão sempre foi a modelagem orgânica, como as esculturas dos grandes artistas renascentistas. Na minha concepção, se eu posso modelar algo tão “perfeito”, quanto a anatomia humana ou animal, então posso fazer qualquer outra coisa. A partir daí fui descobrindo outros softwares complementares como o Zbrush, MudBox, fora aqueles relacionados a simulações. Assim, comecei a estudar não só a parte técnica (que nos qualifica como profissionais 3D), mas também a parte fundamentalista, que nos qualifica como artistas, 3D Artists.

2. Quais são suas principais referências ou inspirações?

Dois artistas que, ao meu ver, juntos se complementam, o Rafael Grassetti, trabalhos incríveis, de excelente qualidade e execução, além do Neville Page, outro artista incrivelmente talentoso, com vasto conhecimento em técnicas criativas para a criação de personagens monstros. É no nível deles que me inspiro e pretendo chegar um dia. Além do mais, acho sempre muito instrutivo, de fato, assistir a entrevistas dadas por esses artistas, pois eles revelam sempre algo a mais do seu dia-a-dia, como estudam, atuam, e o que acho mais importante, como eles encaram os obstáculos.

3. Quais são as dicas que você daria para quem está começando seus estudos em 3D?

Bem, eu diria exatamente o seguinte: procure sempre melhorar seu próximo modelo, pois, criar diversos modelos, sem agregar nenhum conceito novo a cada novo modelo, é mesmo que ter um só. Na minha concepção, eu não dedico muito tempo fazendo modelos (um atrás do outro). Na verdade dedico meu tempo sempre a aprender novas técnicas (Render, Texturização, Técnicas de Modelagem) e aspectos fundamentalistas relacionados a concepção do modelo em si, como composição, anatomia etc.. Assim, a cada modelo, consigo aplicar novos conceitos (aprimorados, em relação aos anteriores e cada vez melhor executados).

Personagem 3D Cartoon Sr Burguer by Eduardo Lobo
Personagem Sr Burguer, de Eduardo Lobo, vencedor do campeonato Meu Personagem Cartoon 3D da Tonka3D

4. Quais são os seus planos e objetivos para o seu futuro profissional?

Bem, o futuro é algo muito incerto, pois o que definirá onde estarei amanhã são as oportunidades que nos aparecem ao longo da vida. Mas, como planos a curto prazo, pretendo logo em breve concluir minha Graduação em Design, aqui na UFPE, e em seguida, continuar aprimorando meus trabalhos, periodicamente, tanto aqui no Brasil como no exterior, sempre que possível, em cursos relacionados ao Design & 3D Art.
Trabalhar na área 3D é meu foco principal, como na área de Games, Publicidade, Cinema. Cada ambiente têm seus desafios, mas sejam lá quais portas se abrirem para mim, eu estarei super contente por estar atuando na área. E a longo prazo, bem, temos que sonhar, acho que é isso que nos move e nos motiva. Aspiro ser um grande artista, uma referência para outras pessoas, não só da área 3D, mas como disseminador de conhecimento e experiências, que possam ser compartilhadas através de diferentes culturas.

5. Quais foram suas principais dificuldades e desafios na construção de seu personagem vencedor do campeonato e o que o ajudou a superar tais dificuldades?

No quesito de modelagem, não me deparei com novos conceitos, então essa parte foi mais tranquila. O que sempre tive dificuldade foi com o Render, escolha das cores e materiais, e claro, a iluminação. O que me ajudou a sanar cada etapa do processo de concepção desse modelo foi executar um estudo mais simples de cada dificuldade antes de partir para o modelo final. Assim, eu poupava tempo (tanto de aprendizado, quanto de render) e depois eu já sabia o que fazer no arquivo da cena final.

6. Como você avalia este campeonato do qual se sagrou vencedor e qual a sua importância no mercado?

Eu daria nota 10 por dois motivos principais: o fato da equipe organizadora ter sido super atenciosa, pois estiveram sempre em contato com os participantes através do fórum. Além disso, os próprios participantes foram bastante amigáveis e nós trocamos conhecimentos, críticas, sugestões uns com os outros ao longo de todo o concurso. E em segundo lugar, esse concurso foi uma forma excelente de me motivar à aplicar conceitos que eu estava estudando até então. Me faltava o estímulo, o qual foi despertado pelo campeonato.

Com esta conquista, primeiramente, me sinto ainda mais motivado a aperfeiçoar meus próximos modelos. Ademais, com certeza esse campeonato irá agregar valor ao meu portfólio, auxiliando em seu maior reconhecimento junto ao mercado. Essa é minha primeira conquista e estou muito contente de ter participado deste momento Obrigado a todos da equipe Tonka3D e a todos os participantes do campeonato e também aos admiradores da arte digital.

Abraços,
Eduardo Lôbo

3d artist eduardo lobo
“Art is never finished, only abandoned.” by Leonardo da Vinci

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui