Início Novidades e Ofertas Evento destaca importância ao desenvolvimento do mercado brasileiro de arte digital

Evento destaca importância ao desenvolvimento do mercado brasileiro de arte digital

Encontro de efeitos visuais e concept design aconteceu nesse final de semana – 19 e 20 de outubro -, no WTC, em São Paulo; Sete artistas mundialmente consagrados deram verdadeiros shows para mais de três mil pessoas, entre estudantes e profissionais das indústrias de cinema, games, publicidade, animação, VFX, design e concept art.

Evento artes digitais The Union 2013

Um final de semana inspirador. Foi com essa promessa que o The Union abriu no sábado, 19/10/13, o primeiro dia do maior e mais importante evento de efeitos visuais e concept design da América Latina. O primeiro sinal de que esta promessa seria cumprida veio com Neil Huxley, diretor de criação da Digital Domain, graphic designer e diretor de arte reconhecido por trabalhos em produções como “Avatar” e “Watchmen”. Antes mesmo de começar sua apresentação, Huxley tirou o fôlego da plateia com um teaser da Digital Domain, que mostrou cenas memoráveis de filmes, propagandas e games. A partir daí, tudo o que se viu nessa terceira edição do The Union foram seguidos shows de técnicas, que terminaram no domingo com um debate entre os sete artistas que participaram do evento, representantes de estúdios brasileiros, além dos sócios fundadores da Gnonom, Alex Alvarez, e da Saga, Alessandro Bomfim, idealizador e realizador do encontro.

Na apresentação que abriu o The Union, Neil Huxley detalhou toda a operação para a produção de animações para videogames, cinema e propaganda. O artista contou com riqueza de detalhes o passo a passo da criação do premiado teaser desenvolvido para o jogo Dead Space 3: Take Down the Terror. Para Huxley, o briefing é uma das etapas mais importantes da criação. “Quanto mais informações você recebe, quanto mais você conhece o seu cliente, melhor e mais fácil será o trabalho desenvolvido”. Outra etapa destacada pelo artista é a pós-produção. “Os últimos ajustes podem ser decisivos. Definir os melhores ângulos, a iluminação e a escolha da música podem fazer a diferença na escolha de um projeto ou outro”. Huxley afirmou ainda que todo esse processo que envolve briefing, preview, produção e pós-produção pode ser usado para qualquer tipo de trabalho, não só animações, games, cinema etc, “Já criei várias animações para clipes e musicais. O processo é o mesmo”.

Ian Joyner, lead character designer e concept artist com créditos em longas como “Jogos Vorazes”, “Cowboys & Aliens”, “Thor” e “Iron Man 2”, foi o segundo a se apresentar no The Union Third Edition. Ainda na manhã de sábado, o artista deu dicas, ensinou técnicas valiosas de programas como Photoshop e ZBrush® e mostrou o processo de criação da Iguana para “The Amazing Spider-Man” (“O Espetacular Homem-Aranha”), filme em que colaborou na pré-produção. “Criamos milhares de desenhos até que o nosso projeto da Iguana fosse aprovado. É muito importante desenvolver spots iniciais e manter contato com o cliente para receber feedbacks do que precisa ser melhorado”, aconselhou.

Tarde de sábado no The Union: um oásis real para estudantes e profissionais da arte digital

Com uma carreira diversificada e abrangente na indústria de efeitos visuais e especialista em matte painting, Alex Nice foi o primeiro a se apresentar na tarde de sábado. Ele abordou técnicas criadas para filmes como “Elysium”, “2012” e The Amazing Spider-Man” (“O Espetacular Homem-Aranha”), e mostrou imagens inéditas de “Sin City: A Dame to Kill For”, filme que irá estrear no ano que vem. Ao final, Nice mostrou o seu portfólio de pinturas e desenhos e levou a plateia ao delírio.

O primeiro dia do The Union acabou com a palestra de Scott Spencer, que deu uma verdadeira aula de creature design. O artista, que se destacou pelos trabalhos em “The Hobbit” e “Iron Man” (Homem de Ferro), fez a plateia vibrar com suas técnicas de modelagem utilizando ZBrush® e Photoshop. Durante a apresentação, Spencer utilizou uma personagem para explicar como combinar forma, silhueta, shape, cores e linguagem para criar um design atraente. “Para criar qualquer coisa, é necessário ter algum tipo de referência”, afirmou o artista que contou que usou fotos do lutador de boxe Nikolay Valuev para criar personagens do filme “The Hobbit”.

Segundo dia do The Union começa e termina com feras dos efeitos visuais e concept design

Nem a hora a menos de sono, consequência do primeiro dia do horário de verão, tirou o ânimo do público que, desde muito cedo, fez fila para ver a palestra de Cecil Kim. Com créditos em jogos aclamados como “God of War”, “Twister Metal” e “Final Fantasy”, ele falou sobre sua experiência de mais de 15 anos e sobre projetos atuais e futuros na área de jogos para celular e computador, como “Sound of Thunder”, um RPG em 3ª pessoa que deverá ser lançado ainda este ano. Fãs de games foram à loucura!!!

A seguir, foi a vez de Brandon Young, atual lead VFX artist na Blur Studios subir ao palco. O artista, que participou de alguns dos mais conceituados e populares game cinematics, como o de “Dante’s Inferno”, “Knights Contract” e “Bio Shock”, ministrou uma palestra de tirar o fôlego, com vários vídeos repletos de efeitos especiais. Questionado sobre o que faz um VFX artist, Young respondeu com muito bom humor “Nós explodimos coisas e pessoas, afogamos coisas e pessoas, levamos o caos para os filmes”. Ao final da apresentação, o artista listou uma série de softwares que utiliza no estúdio em que trabalha, destacando exatamente quais efeitos ele faz com cada um deles.

palestras artes digitais theunion 2013

Encerrando as palestras no The Union, Neville Page deu um show de conhecimento e técnica em sua apresentação e mais uma vez mostrou porque é apontado como o melhor concept artist e creature designer do mundo. Aplaudido de pé já ao chegar ao palco, o artista dividiu com o público as etapas minuciosas de criação de alguns personagens, da inspiração ao ver um frango depenado às linhas de expressão do rosto da criatura. Ao final de sua apresentação, Neville Page revelou que sempre que vem ao Brasil volta para os EUA inspirado e com vontade de produzir cada vez mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui