Nem tudo aquilo que se vê é o que parece, mas algumas imagens têm um potencial maior de gerar estranhamento. Com um truque de luz, profundidade e uma boa dose de habilidade, um fotógrafo consegue criar imagens que parecem ter sido alteradas por programas de edição de imagens como o Photoshop. Confira a seguir algumas fotografias e obras de arte que parecem querer enganar os sentidos de quem vê e pensa que foi produzido no Photoshop, por exemplo, mas que não foram:
Por meio de moldes em estêncil, Fabrice Wittner fotografou o trabalho chamado Enlightened Souls (Almas Iluminadas, em inglês), para retratar perdas humanas.
A cadeira e a mesa posicionadas no meio do campo não foram coladas por programas de edição. Na verdade, elas são a escultura “The Writer”, feita pelo artista Giancarlo Neri e montada em Roma e Londres, em 2005.
Apesar de parecerem duas imagens desconexas, o desenho do fazendeiro estampado na poça d’água é um reflexo de um mural gigante instalado em Salinas, Califórnia, em 2005. O artista responsável pelo mural é John Cerney.
O “fantasma” da foto feita por Frank Schott é um dos frutos do Project 12:31. Esse trabalho foi feito a partir de imagens digitalizadas do corpo de um criminoso condenado à morte, cujo cadáver foi doado para pesquisas médicas e segmentado em mais de mil partes. Com a ajuda de um computador, os responsáveis pelo projeto juntaram os arquivos digitais e captaram a luminosidade das imagens por meio da técnica de fotografia noturna e de longa exposição.
A chamada Crooked House (Krzywy Domek, em polonês) é um centro de negócios da cidade de Sopot, na Polônia. Projetado por Szoty?scy And Zaleski e todo cheio de curvas, o edifício foi inspirado em contos de fadas e nos desenhos de Jan Marcin Szancer e Per Dahlberg.
Obra de arte feita na areia de Canon Beach, no estado de Oregon. O desenho foi criado por Jim Denevan em 2005.
A foto “Mohawk”, de Clark Little, foi apelidada assim por parecer um penteado moicano. Essa forma acontece quando duas ondas se chocam, criando formas inusitadas.
Muito próxima da pintura e de imagens criadas digitalmente, essa foto foi tirada em 1995 por Steve McCurry. Nela, aparecem pescadores em Weligama, costa sul do Sri Lanka.
Essa mulher gigante é uma escultura extremamente realista de Ron Mueck exposta em 2005, na Austrália.
Hamad bin Hamdan Al Nahyan, dono da ilha Al Futaisi, ao sul de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, quis deixar sua marca na terra ao mandar fazer um canal no formato de seu primeiro nome “HAMAD”. A “homenagem” foi fotografada pelo satélite do Google e pode ser vista nos serviços do Google Maps e Google Earth.
Fonte: Exame
amei amei amei super d+