Quer se especializar em arte 3D para produção e desenvolvimento de games?
Segue primeiramente algumas dicas importantes para sua melhor avaliação:
- Insira regularmente seus trabalhos em alguns fóruns para se auto promover e receber um feedback das pessoas.
- Faça parte de competições em fóruns e sites de computação gráfica.
- Mantenha um portfólio online atualizado com imagens ou vídeos de seu trabalho.
- Junte-se a outras pessoas para promover algum tipo de trabalho na área de games.
- Seja comunicativo e desenvolva bons contatos e amigos através de fóruns e redes sociais.
- Saiba receber críticas do seu trabalho e melhore sempre.
- Seu portfólio é a porta de entrada em qualquer empresa.
- Seu primeiro trabalho deve ter o foco na experiência e não somente no dinheiro.
Se você postar regularmente trabalhos nesses sites a comunidade vai notar você, além da possibilidade de conhecer outros artistas. Grande parte dos produtores e desenvolvedores acessam estes sites. Como artista eu diria que o grande diferencial nos trabalhos é a CRIATIVIDADE – (criativo+i+dade) – capacidade de criar, inovar.
A criatividade pode ser dividida em 3 etapas
1. Acessibilidade: sua idéia deve ser de fácil aplicação e de acordo com o orçamento. Não adianta nada você querer alugar um avião para fazer uma cena rápida de um filme, pois sai bem mais barato contratar um artista 3D e não adianta querer criar um produto para competir, por exemplo, com a CRYTEK, se você ainda nem possuí um programador.
2. Originalidade: sua idéia deve ser original, e não necessariamente diferente, pois muitas vezes podemos juntar 2 elementos e criar uma nova concepção. Veja o exemplo dos jogos atuais que tem a campanha single player de 4 jogadores simultaneamente.
3. Captação: sua idéia deve captar um público alvo e deve ter muito embasamento para não correr o risco de se tornar uma idéia fracassada e pouco atrativa para a indústria.
O Level Design na produção dos games
Quando falamos sobre um curso de games, estamos diretamente ligados a uma engine, que por sua vez faz todo o level design do game.
O level design é muito importante, pois influencia o jogador no decorrer do game. Cada vez mais o level design está se tornando mais complexo juntamente com a chegada de novos hardwares capazes de criar muito mais conteúdo ao mesmo tempo.
A teoria por traz do level design está no porque em criar luzes de tal cor e intensidade junto com uma determinada arquitetura de objetos e elementos sonoros. É no level design que você vai dar todo o clima do seu jogo e isso é fator determinante para o interesse do jogador, consequentemente o sucesso do game.
Tenha em mente que apesar de termos todas as ferramentas em nossas mãos, é preciso criar algo inteligente e não apenas uma simples situação sem embasamento. Referências são de extrema importância antes de criar qualquer coisa. Junte suas referências e estilos que mais gosta.
Fengh Zhu, um artista de concept (designer de cenários e personagens) muito bem conceituado no mundo, levanta muito a importância do uso de referências. Não se esqueça disso, quando alguém te perguntar o que você usou de referência, tenha a resposta na ponta da língua.
Indústria dos Games – um mercado flexível
Uma carreira na indústria de games parece ser algo fascinante, mas como atingir tal objetivo? Veremos a seguir alguns aspectos importantes desse mercado, a parte boa e a parte ruim.
Diferente de outros mercados, a postura nessa área pode ser bem diferente, como por exemplo vestir uma roupa mais descontraída ou uma roupa mais séria na hora de uma entrevista. Cada estúdio tem sua particularidade e é importante conhecer ao máximo o estúdio antes de chegar para uma entrevista. Dentro dos estúdios existem pessoas muito extrovertidas e outras muito introvertidas, mas geralmente todas estão dispostas a ajudar.
Geralmente o ambiente dos estúdios é descontraído e trabalhar com games é algo gratificante, pois conhecemos pessoas realmente felizes com o que fazem. A paixão e a vontade conta mais que o dinheiro.
A indústria nesse setor é mundial, ou seja, você pode estar apto a trabalhar em vários lugares do mundo num espaço curto de tempo. Ser casado e ter família pode ser uma barreira, mas geralmente para estúdios grandes isso é apenas um detalhe quando o profissional é realmente bom. Alguns preferem trabalhar como freelancer no próprio local, outros mudam para o exterior.
O mercado é muito novo se compararmos com outras profissões. Existem estúdios com pessoas entre 20 a 45 anos, onde muitos coordenam um time de artistas sem nunca terem trabalhado com estúdio de games. Às vezes isso é até um desastre para o estúdio, mas o mercado está em crescimento e a interligação de filmes com jogos hoje é ainda mais forte. Muitos títulos de filmes tem a produção do jogo acelerada e nessa ocasião pode acontecer uma perda na qualidade do game e as pessoas se tornam mais máquinas e menos artistas. Por isso, é importante conhecer as pessoas e saber bem qual estúdio você está pleiteando.
Podemos ver claramente jogos fracassados no mercado, com notas muito baixas em revistas e sites. Isso acaba com um jogo e muitas vezes leva à falência um estúdio inteiro. Um jogo bem sucedido rende muito ao estúdio e jogos de pontas chegam a ter uma vendagem de 10 milhões de cópias! Quando isso acontece o estúdio cresce ainda mais.
É comum ver produções em torno de 2 milhões de dólares com aproximadamente 20 ou 40 pessoas e com o crescimento, o investimento pode chegar a 30 milhões com mais de 100 pessoas na produção. É um mercado bem fascinante, principalmente para os desenvolvedores que tem contato diretamente com as publishers (investidores), que para eles o sucesso de um game é fundamental.
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