A indústria do cinema e o mercado publicitário estão investindo cada vez mais em animações digitais e 3D. Saiba mais sobre a profissão de ilustrador.
A indústria do cinema e o mercado publicitário investem cada vez mais em animações digitais e 3D e a ilustração já é considerada uma das profissões do futuro, com um trabalho que mistura arte e muita técnica.
A formação do candidato pode ser curso superior em design gráfico, artes visuais, publicidade e propaganda ou até cursos de ilustração digital. O salário inicial é de R$ 2 mil, e o candidato pode atuar no mercado publicitário, no cinema, com games, jornais, revistas e livros.
Segundo o ilustrador e animador Marcelo Monteiro, a pessoa deve sempre estar desenhando. “Isso vem desde pequeno. Se a pessoa quiser pode procurar uma escola tradicional de belas artes para aprender pintura, cores, modelos vivos. Isso ajuda muito na profissão”, afirma.
Sobre a integração do desenho tradicional com a tecnologia, o ilustrador afirma que a base ainda é a mesma, só mudou a ferramenta. “Hoje em dia muitos ilustradores desenham direto no computador, mas a colocação das cores e a estrutura da ilustração ainda são as mesmas da tradicional”, ressalta.
Depois que o profissional já estiver formado, a melhor forma de procurar emprego é com um estágio. “É sempre bom aprender com as pessoas que já trabalham no meio”, completa.
Fonte: Globo.com