Um novo evento de design está chegando ao Rio
O Rio de Janeiro irá sediar em setembro o Insert, um evento de design que visa estabelecer sua relação com a arte, tecnologia, moda e cinema. O Insert irá acontecer nos dias 8 e 9 de setembro, no Centro Cultural Ação da Cidadania.
Realizado por um grupo de designers sedentos por um evento de grande porte na cidade maravilhosa, o objetivo do Insert é dar ao participante um olhar amplo sobre as multidisciplinaridades do design aplicadas ao mundo, e inspirar seu próprio trabalho e atitudes, após ter experimentado o Insert. Serão dois dias de ciclos de palestras, workshops, stands e exposições culturais. E tudo bem banhado pelo calor da cultura e do ambiente carioca.
Os palestrantes divulgados e confirmados até o memento são os seguintes:
1. Pablo Alfieri (Argentina)
Pablo Alfieri é designer gráfico de Buenos Aires, Argentina. Seu trabalho gráfico, conhecido mundialmente, é a tradução de um estilo tipográfico contemporâneo. Após trabalhar como diretor de arte em agências locais, ele resolveu criar seu próprio lugar, a Playful, onde pôde dedicar sua paixão ao design gráfico, ilustração e tipografia. Caracterizado por uma constante busca por formas simples e geométricas, uma mistura entre o caos e a ordem das estruturas, um impacto visual de cores, dinamismo e uma forte relação entre o digital e o analógico levou o trabalho de Pablo a clientes como Nike, MTV, Snickers, Chevrolet, Motorola e Nextel. Hoje, Alfieri é co-fundador da Plenty, estúdio de design gráfico e motion design, onde desenvolve trabalhos para clientes como a National Geographic, Sony, Fox, AXN, Motorola, Vodafone, MTV e Coca-Cola. No Insert, o designer hermano vai contar sobre seu antigo projeto Playful, a transição para a Plenty e o processo criativo de suas peças tipográficas.
2. Claudio Peralta/Conspiração Filmes (Brasil)
Cláudio começou sua carreira na MultiRio em 1996 como Compositor de imagem e permaneceu lá até 1999, quando foi para a TV Globo trabalhar na área de Efeitos Visuais. Em dezembro de 2004 foi chamado para fazer um trabalho na Conspiração Filmes e, devido à qualidade de seu trabalho, logo recebeu o convite para integrar a equipe de composição da Produtora. Com apenas 5 meses de casa como Compositor Senior e um trabalho diferenciado, em maio de 2005 assumiu a supervisão da área de Efeitos Visuais, cargo que ocupa até hoje. Cláudio vem contar no Insert sobre o mercado da computação gráfica no Brasil e mostrará quais os caminhos para uma boa produção de efeitos visuais.
3. Eike König/Hort (Alemanha)
Hort é um pequeno estúdio alemão de design composto por uma mistura selecionada de pessoas criativas e espirituosas. Ao longo de sua existência, Hort tem sido pioneiro constante na reinvenção de uma linguagem visual do Design Gráfico Contemporâneo. O entusiasmo contínuo da experimentação de Hort tem servido como inspiração para muitos designers jovens, fonte influente entre os seus próprios contemporâneos e destaque em inúmeras publicações. Quando está longe do estúdio, o fundador Eike König assume o papel de mentor. Ele é atualmente professor de Design Gráfico e Ilustração na Universidade HfG de Artes, em Offenbach, Alemanha. König também ministrou várias oficinas criativas locais e internacionais, e realizou palestras em várias universidades alemãs. Seu conhecimento e experiência o trouxe à América do Sul e até à Austrália, onde compartilhou suas histórias para públicos diferentes em conferências de design aclamados. O trabalho de Hort recebeu seu maior reconhecimento ano passado, quando foi premiado como Líder Visual da Alemanha de 2011, pela Lead Academy.
4. André Stolarski/Tecnopop (Brasil)
Designer formado em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, André Stolarski dirigiu o departamento de design e museografia do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, de 1998 a 2000. É sócio-diretor da Tecnopop, onde desenvolve projetos nas áreas editorial, expositiva e de identidade visual.
5. Joshua Davis (EUA)
Joshua Davis cria composições gráficas geradas à partir de programas que ele escreve no Flash e Processing. Seus trabalhos carregam uma complexidade inimaginável e uma variabilidade infinita. Seus programas combinam cores e formas que ele pega emprestado da natureza e do ambiente ao seu redor. Essa “abstração dinâmica”, como ele mesmo a chama, é fluida, elaborada e única como flocos de neve. Há também uma qualidade efêmera, até nos seus trabalhos impressos, que capturam uma única variação de uma sequência potencialmente infinita de permutações. Em seu estúdio em Mineola, Nova Iorque, Davis se transporta facilmente entre o design comercial e não comercial. Já criou peças online para clientes como Sony, Nokia e Volkswagen, e seus trabalhos já foram destaques na Cooper-Hewitt de Nova York, National Design Museum de Londres, Tate Modern, e Centro Georges Pompidou, em Paris.
6. Tátil Design (Brasil)
No mercado há mais de 20 anos, a Tátil é uma empresa de design e branding, com escritórios no Rio e em São Paulo e clientes como Coca-Cola, Natura, Unimed, Brastemp, Procter & Gamble, Philips, Nokia e TIM. Recentemente responsável pelo projeto de identidade dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, a Tátil desenvolve ferramentas de branding, que ajudam a construir marcas fortes e recheiam as entregas com inteligência estratégica. Acreditando cada vez mais no design como elemento de inovação e sustentabilidade, a equipe criativa da Tátil é capaz de reinventar o futuro das marcas, oferecendo às empresas um lugar na memória e no coração do consumidor.
7. Thomas Manss (Reino Unido)
Thomas Manss é um designer gráfico alemão sediado em Londres. Ele estudou Comunicação Visual na Fachhochschule, em Würzburg, e em 2002 o jornal britânico Independent on Sunday o incluiu em sua lista dos dez principais designers gráficos no Reino Unido.Seu trabalho tem sido amplamente publicada e sua reputação é refletida por convites para palestrar no Reino Unido, Alemanha e Holanda. Em 1994 foi nomeado professor visitante de Identidade Corporativa na Fachhochschule Potsdam e foi eleito membro do Chartered Society of Designers. Ele tem sido um Fellow da Royal Society of Arts e membro do D&AD e da Sociedade de Designers Tipográficos desde 1996.
8. Aaron Duffy/1stAveMachine (EUA)
Aaron Duffy é um diretor de arte, pensador e criador. Ele trabalha com um amor pela comunicação visual e por encontrar novas maneiras para inspirar e encantar os espectadores. Experimentos recheados de conceito e técnica são peça central do processo de Aaron. Ele acredita que o espectador não é um fantoche, cujas cordas precisam ser puxadas, e que uma boa história ou comunicação é um dom que o espectador está ansioso para descobrir. O espectador deve receber uma chance de chocar-se com a estática acumulada pela fricção na sua própria cabeça.
Os ingressos já estão sendo vendidos a preço especial! Maiores informações e inscrições, acesse o site do evento.