Gostaria de saber se a maquete interativa veio para substituir as maquetes tradicionais com renders, ou são mercados distintos? Mental Ray e Vray ainda vão ser empregados no mercado? Estudar iluminação no 3d max ajuda para maquete interativa?
Bem, a maquete interativa apesar de ter os gráficos muito bons, não supera um render de imagem. Basicamente são trabalhos diferentes e que se somam. Fazer um projeto interativo é bem diferente de fazer um projeto para ser impresso por exemplo. A vantagem do interativo são as mudanças e adaptações que você faz, sem precisar renderizar todo o projeto novamente. Mas podemos dizer que é uma tendência sim, inclusive porque já temos suporte para projetos interativos em celular e web. Pense no cliente vendo um projeto interativo pelo celular onde ele pode andar pelo ambiente e ver todos os diferenciais, estruturas e ainda poder interagir com o ambiente, trocando texturas, modelos etc.
Lembramos que para ilustrações de foto realismo, os renderizadores V-Ray e Mental Ray ainda são muito indicados. Já estudar iluminação no 3Ds Max também ajuda no caso de iluminação na maquete interativa, mas são configurações e nomenclaturas um pouco diferentes. Mas ambos possuem a mesma base, como intensidade, atenuação etc.
Conheça o novo curso Maquete Interativa com Unreal Engine 4 da Tonka3d, que surgiu para criar um novo padrão na visualização de maquetes em tempo real. Esse curso traz as ferramentas e técnicas mais atuais, dentro de novos padrões de qualidade e criando um grau de realismo ainda mais surpreendente! Nós pegamos uma planta de um projeto de arquitetura e a partir do arquivo do 3Ds Max, vamos fazendo diversos ajustes fundamentais. Como num jogo, o aluno pode andar pelo ambiente e interagir com os objetos de diversas formas, por exemplo, acender e apagar luzes, mover objetos, trocar texturas e objetos, passar por cut scenes (cenas de corte), adicionar sons etc.
Nossa gente, muito bem respondido.