Início Dicas sobre 3D, Arte e Design Melhor software de modelagem 3D

Melhor software de modelagem 3D

A criação de modelos 3D já exigiu software caro, executado em sistemas operacionais personalizados e hardware especializado. Mas não mais!

Agora a maioria dos computadores possui desempenho gráfico suficiente para modelar projetos razoavelmente complexos, como o interior de um edifício ou um objeto imprimível em 3D. E onde os aplicativos exigiam treinamento especializado e contratos de serviço, agora existem muitas ferramentas gratuitas ou baratas que podem ajudar a projetar formas e mecanismos complexos com mais facilidade e eficiência.

Com essa evolução, o software de modelagem 3D se diversificou em ferramentas especializadas para a criação de protótipos, efeitos visuais, simulação e projeto arquitetônico.

Melhor software 3DQualquer que seja o tipo de saída 3D que você precise, existe um aplicativo que é perfeitamente adequado à tarefa e um caminho para desenvolver as habilidades necessárias para usá-lo efetivamente.

Escolher o melhor software de modelagem 3D não é difícil, apesar das diversas opções disponíveis. Mas lembre-se sempre que não existe exatamente um melhor software de modelagem 3D, pois uma vez que quem domina a arte 3D acaba tendo naturalmente sua própria preferência. O software é apenas uma ferramenta ou um pincel, onde o artista sempre vem em primeiro lugar!

Aqui estão nossas recomendações para o melhor software de modelagem 3D de 2020:

1. Autodesk 3ds Max
“Modelagem Multifuncional para Artistas Gráficos”

3ds max software 3d

O 3D Studio original foi executado no DOS em 1988, mas o atual 3ds Max (agora 3D Studio Max) é uma ferramenta do Windows desde 1996.

Assim como um sistema de modelagem 3D, este é especialmente o mais popular entre os que criam objetos e animação 3D, recursos para jogos (game design) e simulações.

Os recursos padrão incluem esqueletos e cinemática inversa, simulação de tecido, esfolamento e controles de caracteres para movimentos bípedes.

Se o software não suportar a função exata ou o modo de renderização de que você precisa, um extenso sistema de plugins permite que módulos de terceiros adicionem isso ao 3DS Max. Alguns desses plugins são gratuitos, mas os melhores normalmente são pagos.

Para fins de modelagem, o 3DS Max suporta construção de polígonos convencional, NURBS e também superfícies de remendo.

As imagens podem ser geradas usando uma ampla gama de sistemas de renderização, incluindo Renderman criado pela Pixar e Mental Ray.

Com tanta funcionalidade, qual é a desvantagem do 3DS Max? Existem alguns. A primeira é que, se você usa muitos plugins, eles podem interagir de maneiras um tanto imprevisíveis. E plugins complexos que enfatizam o PC podem tornar o 3DS Max instável de vez em quando.

O outro problema com este produto é o preço alto, apesar de que existe a versão do 3ds Max para estudantes de forma gratuita, o que ajuda bastante quem está iniciando no mercado e optando por essa incrível ferramenta de modelagem 3D.

Quer aprender a trabalhar com o 3ds Max? Adquira o curso 3ds Max Completo da Tonka3d com acesso online.

2. Rhinoceros
“A fera do design de superfícies curvas”

rhino 3d software 3d

Quando o Rhino 3D apareceu pela primeira vez, a maioria dos sistemas de modelagem 3D fazia geometria básica e alguns ofereciam splines, mas quase nenhum deles conseguiu lidar com o NURBS.

Para modelar com precisão o corpo de um veículo ou aeronave, as superfícies NURB, com sua capacidade de curvar-se em mais de um avião são importantes. E Rhino é o rei indiscutível do NURBS.

Disponível para Mac e PC, o Rhino 6 pode esculpir objetos, adaptar as digitalizações LIDAR, trabalhar com malhas de outros sistemas e até renderizar cenas usando raytracing.

Como o 3DS Max, ele também possui uma solução de plug-in e uma sofisticada plataforma de desenvolvedor para quem deseja criar novos. Juntamente com os plug-ins, há uma linguagem de script, permitindo que processos complexos de detalhamento ou modificação sejam automatizados.

Mesmo se você não é um desenvolvedor de software, pode criar funcionalidades aprimoradas através do Grasshopper, uma ferramenta para criar algoritmos de geração de formulários sem escrever código.

No geral, este produto é excelente para prototipar peças mecânicas ou criar projetos conceituais e depois transformá-las em itens físicos usando impressão 3D.

Depois de usar bastante essa ferramenta, nossas únicas reservas são que, para alguém que vem de um ambiente de modelagem mais convencional, essa curva de aprendizado pode ser íngreme. Embora uma vez que você o tenha dominado, essa é uma ferramenta extraordinariamente poderosa.

3. Blender
“Uma solução verdadeiramente elegante e simples”

blender 3d software 3d

O Blender é uma daquelas ferramentas 3D que qualquer pessoa pode experimentar e usar sem se preocupar com o custo ou se será atualizado.

Desde o início, tem sido uma ferramenta de criação 3D de código aberto que é gratuita para uso mesmo para fins comerciais.

Onde outras ferramentas se concentram nas partes de modelagem ou renderização do processo 3D, o Blender fornece todo o pipeline, desde modelagem, rigging, animação, simulação, renderização, composição e rastreamento de movimento até a edição de vídeo. Mas ele ainda possui um pipeline de animação 2D, se você precisar combinar elementos 2D com modelos 3D.

Houve um tempo em que o Blender era formado por entusiastas que queriam criar batalhas espaciais animadas ou filmes de robôs gigantes, mas agora evoluiu ao ponto em que muitas empresas comerciais o usam para criar elementos de efeitos para filmes com grandes orçamentos.

Como o código-fonte desse software é de código aberto, surgiu uma grande comunidade de desenvolvedores que ampliaram a funcionalidade do Blender para rivalizar com algumas das soluções mais caras.

O aspecto de pipeline dessa ferramenta é perfeito para o uso de uma equipe, onde os artistas podem trabalhar na parte de uma cena e assistir a ela se juntar a elementos criados por outras pessoas.

O recurso mais recente é a renderização em tempo real usando o mecanismo EEVEE, fazendo a ponte entre o que era anteriormente possível em tempo real e os efeitos que exigiam processamento exclusivamente offline.

Como este produto é gratuito, você não tem desculpa se nunca o experimentou!

Quer aprender a trabalhar com o Blender? Adquira o curso Blender Básico da Tonka3d com acesso online.

4. ZBrush
“Argila digital”

zbrush software 3d

O Zbrush é uma saída radical do convencional quando se trata de modelar objetos em 3D, pois usa um sistema de pincel para permitir que os designers moldem argila virtual em tempo real.

Popular em uma ampla variedade de indústrias, especialmente nos setores de desenvolvedores de filmes e jogadores e com artistas conceituais, o sistema de construção de objetos se presta a criar formas novas e interessantes, em vez de recriar meticulosamente os objetos existentes em um espaço 3D.

Os objetos criados pelo Zbrush tendem a ter uma aparência formada à mão e o sistema pode ser usado com canetas sensíveis à pressão e tabelas gráficas para ajudar com a natureza orgânica desse método de modelagem.

Outro recurso amigável ao artista 3D é um caminho de produção não linear, permitindo que um design seja revertido para uma iteração anterior, que uma alteração seja feita e em seguida avance novamente. Essa flexibilidade permite que erros, mudanças de mentalidade ou evolução do design façam parte do processo.

5. Maya
“Resultados profissionais, custos profissionais”

maya 3d software 3d

O Autodesk Maya foi um dos primeiros sistemas comerciais de renderização em 3D a introduzir cabelos e peles, e continua sendo um padrão da indústria para criar e modelar personagens em 3D.

Disponível para PC Windows, Apple Mac e Linux, o Maya é o equivalente em software do chapéu do mágico do qual quase tudo pode ser retirado.

Seus pontos fortes são a criação e o movimento de personagens e a simulação de elementos naturais, como água, fogo, tempestades de areia e explosões. A versão mais recente agora inclui efeitos procedimentais do Bifrost, permitindo que elementos complexos sejam construídos usando solucionadores dinâmicos.

Depois que uma cena é criada e os efeitos definidos, a renderização foto-real fica disponível usando o sistema Arnold RenderView para resultados surpreendentemente reais.

Se você quiser ter uma idéia do que Maya pode fazer, assista a Stranger Things, pois o Mind Flayer da segunda temporada foi criado e renderizado neste software.

O único revés dessa incrível ferramenta é o seu alto valor de investimento, adequado mais para produtoras e estúdios já consolidados no mercado.

Quer aprender a trabalhar com o Maya? Adquira o curso Maya 3D Básico da Tonka3d com acesso online.


Ainda em dúvida quanto ao melhor software 3D para modelagem e animação? Assista ao vídeo a seguir do instrutor e game designer Rodrigo Banzato, com mais esclarecimentos para você:

2 COMENTÁRIOS

  1. estou instalando o windows só para usar o rhino. que falta faz no ubuntu ou que falta faz encontrar um soft tão intuitivo como o rhino para linux.

  2. Deixaram de lado o C4D e o Houdini dois grandes software, alem de que na minha opinião não concordo que o Maya tenha ficado em ultimo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui