Lançado em dezembro do ano passado, o jogo “Call of Duty: Modern Warfare 3”, da bem-sucedida série de jogos de guerra da Activision Blizzard, atingiu uma vendagem de US$ 1 bilhão em 16 dias, ultrapassando a bilheteria de filmes de enorme sucesso, como “Avatar” e “Harry Potter”, mas apresentou uma desaceleração após seu recorde na primeira semana de vendas.
O MW3 vendeu mais que os dois lançamentos anteriores de “Call of Duty”, da Activision: “Black Ops” and “Modern Warfare 2”. A receita no primeiro dia de vendas foi de US$ 400 milhões, somando US$ 775 milhões em cinco dias, numa demonstração crescente da importância do estilo hollywoodiano, baseado no fim de semana de estreia e no marketing agressivo.
A Activision está reivindicando um novo recorde para os jogos de vídeo na guerra do entretenimento, ao alcançar US$ 1 bilhão em vendas em um dia a menos que o filme “Avatar”, da 20th Century Fox. O épico 3D de James Cameron estabeleceu o recorde anterior ao atingir essa marca em 17 dias, em 2009. A produção acabaria roubando ao “Titanic” o título de filme com maior bilheteria de todos os tempos, com um faturamento total de US$ 2,78 bilhões, de acordo com Box Office Mojo, um site de cinema.
Alguns observadores do setor sugeriram que o faturamento inicial do MW3 poderia levar a um rápido declínio nas vendas, uma vez que três quartos das vendas feitas em 16 dias foram arrecadados nos primeiros cinco dias.
Mas Bobby Kotick, executivo-chefe da Activision Blizzard, disse ao “Financial Times” que as vendas de “Black Ops” permaneceram mais fortes do que ele esperava um ano após o lançamento, devido ao hábito do consumidor em disputar jogos coletivos na internet.
“Essas versões anteriores continuam a vender em volumes mais altos do que vimos anteriormente”, disse Kotick. “Apesar de MW3 estar sendo vendido mais rápido, o que está motivando o sucesso desses jogos é a experiência social on-line.”
O “Black Ops” lidera um ranking do NPD Group, que monitora as vendas dos títulos de jogos mais populares nos EUA, com US$ 900 milhões em vendas até hoje, após ter vendido US$ 360 milhões em seu primeiro dia. As estimativas indicam que o MW3 já vendeu mais de US$ 500 milhões em cópias nos EUA até agora, ao passo que “Black Ops” vendeu o equivalente a US$ 1,4 bilhão no mundo inteiro, até agora.
A receita de US$ 1 bilhão do “MW3” consiste, em grande parte, da venda de discos físicos, mas o novo serviço on-line COD Elite, da Activision, que fornece estatísticas e extensões para os jogadores, também conquistou um pouco mais de 1 milhão de assinaturas pagas.
As duas maiores empresas de videogame do mundo vão se enfrentar novamente na semana que vem com o jogo “Star Wars: The Old Republic”, da EA, que vai disputar espaço com o “World of Warcraft”, da Activision.
Fonte: Valor