Uma das últimas novidades no quesito tecnologia em aeroportos foi o anúncio na primeira quinzena do mês de setembro da implantação do sistema de reconhecimento facial 3D no Aeroporto Internacional de Sochi, na Rússia. A medida visa reforçar a segurança local em virtude da Olimpíada de Inverno de 2014 que ocorrerá no país. Este sistema, que em muito lembra formas de tecnologia que nos acostumamos a ver em filmes de ficção científica de datas não muito remotas, é o que há de mais sofisticado na atualidade em termos de segurança.
A criação é do Artec Group e garante, por exemplo, total segurança em relação ao acesso a áreas exclusivas, uma vez que capta com precisão a geometria da face humana, sendo um sistema impossível de ser fraudado. Mas não é só o aeroporto de Sochi que surpreende no quesito modernidade tecnológica; ele na verdade nem figura na lista dos aeroportos mais modernos do mundo. Veja a seguir alguns dos aeroportos que saem na frente quando o assunto é tecnologia.
Madri-Barajas (Espanha)
Embora tenha a maior área de terminal do mundo, o Aeroporto de Madri-Barajas destaque-se mesmo pelo avanço no uso das chamadas tecnologias “verdes”, empregadas na construção do terminal 4, o mais recente do aeroporto. No quesito ecologicamente correto, o terminal 4 destaque-se principalmente por explorar técnicas de iluminação e ventilação naturais que propiciam grande economia de energia.
Kansai (Japão)
Conhecido por ser um país super desenvolvido tecnologicamente, não surpreende que um aeroporto japonês figure nesta lista. O Aeroporto Internacional de Kansai é uma daquelas obras tipicamente japonesas, cujo sofisticado e ousado projeto arquitetônico tem como uma de suas principais missões superar as intempéries da geologia local. Kansai fica no meio da Baía de Osaka, sobre uma ilha artificial, e é ligado ao continente por uma ponte. Além de tecnologia preventiva para não sofrer abalos causados por terremotos, ele também precisa de reparos pontuais para que não afunde devido à instabilidade geológica local.
Pequim (China)
Assim como tudo o que se viu na Olimpíada de 2008, a reforma feita no Aeroporto Internacional de Pequim deixou o local suntuoso, tanto no aspecto estético quanto no quesito funcionalidade. Entre outras coisas, o aeroporto ficou “famoso” por permitir aos passageiros restituírem suas bagagens em menos de cinco minutos após o pouso. Outro destaque é o sistema de transporte: dentro do aeroporto há uma estação de trem que leva os passageiros até o centro da cidade.
Heathrow (Londres)
Sendo um dos aeroportos mais movimentados do mundo, visitado principalmente por aqueles em viagem de negócios, o Aeroporto de Londres Heathrow apresenta uma modernidade funcional que objetiva, em primeira instância, organizar a “bagunça” causada por tanto vai e vem. O destaque do aeroporto é seu recém-reformado terminal 5, que, entre outras coisas, possui 100 cabines de check-in e 20 esteiras para recuperação de bagagem. No novo terminal 5 chama a atenção o sistema informatizado de controle de bagagem, que garante que sua bagagem embarcará no voo você, acabando com um dos maiores pesadelos dos passageiros.
Da próxima vez que for comprar passagens aéreas para viajar verifique se estes aeroportos estão em sua possível rota e visite-os (se puder) para ter a certeza de que o futuro é logo ali.