Início Novidades e Ofertas Novo centro de treinamento para a indústria do audiovisual em SP

Novo centro de treinamento para a indústria do audiovisual em SP

São Paulo ganha moderno centro de treinamento de mão-de-obra para a indústria do audiovisual

A partir do próximo mês de março, a cidade de São Paulo contará com um amplo e moderno centro de treinamento profissional: a FocoBr nasce para investir, dinamizar e valorizar o treinamento de mão de obra para a crescente indústria brasileira do audiovisual.

treinamento audiovisual

A FocoBr surge para promover a preparação e a qualificação de profissionais, atendendo à crescente demanda dos mercados de cinema, TV e conteúdo audiovisual. Instalada em 1.700 m2 no bairro da Mooca, próximo à estação Belém do Metrô e também do centro da cidade, a FocoBr – Centro de Treinamento Audiovisual, se prepara para atender a cerca de 200 pessoas simultaneamente em instalações especialmente planejadas.

“Trata-se de suprir uma necessidade que não é atendida pelos cursos regulares de níveis superior e técnico”, diz Edina Fujii, sócia do empreendimento ao lado de LM Stein, Flávio Costa e Rodolfo Fischer. “O uso constante de novas tecnologias, os inúmeros equipamentos e novos recursos exigem uma forte renovação da mão de obra do mercado audiovisual, e a FocoBr chega com o firme propósito de qualificar e reciclar cada vez mais este profissional”, afirma Edina.

A FocoBR irá oferecer cursos divididos em 3 níveis (iniciação, especialização e aperfeiçoamento),  de maneira a segmentar seus participantes, objetivando um melhor aproveitamento dos conteúdos. Todos os professores são profissionais atuantes no mercado e/ou desenvolvem atividades docentes no meio acadêmico.

Alguns cursos que serão oferecidos pela empresa são: Assistência de Câmera, Assistência de Direção, Animação (Motion), Atuação para Audiovisual, Captação de Som, Cenografia, Correção de Cor (Apple Color), Direção de Arte, Direção de Cinema e Televisão, Direção de Fotografia, Edição de Imagem (Final Cut, Premiere e Avid Media Composer), Edição de Som (Pro-Tools), Iluminação e Elétrica, Logagem de imagem e som, Maquiagem e Efeitos Especiais, Maquinaria, Montagem, Operação de Câmera, Produção Audiovisual, Produção entre outros.

Além dos cursos, a FocoBr fará outras ações educacionais, próprias ou em parceria com empresas, como treinamento-in-company, palestras e seminários.

Sobre a equipe da FocoBr:

Rodolfo Henrique Fischer
Engenheiro Civil formado pela Escola Politécnica da USP em 1984 e Mestre em Negócios pela Sloan School do Massachusetts Institute of Technology (MIT) em 1990, é fundador e mantenedor da Associação Tia Anita, Membro do Conselho do MAM de São Paulo, do Instituto Itaú Cultural, do Latin American Executive Board da Sloan School do MIT, presidente do Conselho da Associação Despertar, representante Sênior do International Capital Market Association (ICMA). Teve carreira no mercado financeiro de 1984 a 2012, tendo ocupado diversas posições em instituições como Traders Association for the Emerging Markets (EMTA) (diretoria), Foreign Exchange Committee (FXC) do FED de Nova Iorque, Banco Itaú S.A. (Vice Presidência), Banco Itaú BBA (Membro do Conselho e Vice Presidência), Câmara Interbancária de Pagamentos (Presidente do Conselho), Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F) (Membro do Conselho), Associação Nacional das Instituições do Mercado Aberto (ANDIMA) (Membro da Diretoria), e professor do Programa de Educação Continuada da Fundação Getúlio Vargas.

Flávio Costa
Analista de Sistemas pela Universidade Federal de São Carlos, atuou desde 1982 nas áreas de Sistemas de empresas como ADP Systems e Unimed, e multinacionais como Banco Europeu para a América Latina, WestLB – Westdeustsche Landesbank, EDS – Electronic Data Systems (hoje HP Systems) e Mahindra Satyam. Possui larga experiência em desenvolvimento de sistemas para empresas de diversos portes e setores, notadamente para o setor financeiro. Especializado em Câmbio e Comércio Exterior, dedicou-se ao desenvolvimento, implantação e gerência de projetos de sistemas.

LM Stein
É produtor, diretor e organizador de eventos de teatro, cinema e televisão desde 1973. No teatro, produziu e dirigiu espetáculos como Números Falantes, Os Matadores, Candomblé do Brasil, Transe, Uma Lição Longe Demais e vários outros. No cinema, foi produtor, produtor de set, locação, casting e diretor de produção de dezenas de filmes. Entre eles, O País dos Tenentes, Cidade Oculta, Real Desejo, Feliz Ano Velho, Fogo e Paixão, Lua Cheia, Ed Mort, Ao Sul do Paraíso, Esquina do Brasil. Na TV, produziu novelas e casos especiais da Rede Globo, TV Cultura, e Telecurso 2º grau para a Fundação Roberto Marinho. Produziu vídeos institucionais, clipes, CDs e shows musicais. Como organizador e produtor, realizou entre 1994 e 2011 oficinas e eventos de formação, treinamento e reciclagem de profissionais do audiovisual, a saber: Ciclo de Workshops Novas Tecnologias – Brasil, Workshop Internacional da Kodak Brasileira (SP e Rio), Seminário de Novas Tecnologias Digitais para o Senac-SP de várias cidades, Revista de Cinema e Fuji Film, Festivais de cinema de Curitiba, Cuiabá, Brasília, Secretaria Municipal de Cultura de SP, Fundação Cassiano Ricardo, TV Câmara, TV Alterosa e Teatro do SESI-SP. Formatou e dirigiu o Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual. Em 2011 deu início a produção do longa ficção Magal e os Formigas, com direção de Newton Canito.

Edina Fujii
No mercado Audiovisual desde dos seus 18 anos, foi Gerente Geral da Quanta de 1982 a 2007. A partir de 2010 vem dando continuidade a suas ações no mercado por meio do Complexo CIARIO (Centro de Infraestrutura do Audiovisual). Desde 1989 é parceira dos Festivais de Cinema em todo o Brasil, incentivando a produção Audiovisual por meio de Prêmios com equipamentos de iluminação aos melhores filmes. Apoia Oficinas e Workshops na especialização de profissionais da área. Auxilia através de Comodato a diversificar os equipamentos em várias universidades do país, viabiliza através de produção-associada e apoio cultural, num total de mais de 2 mil produtos audiovisuais brasileiros. Participou do Conselho Superior de Cinema, hoje participa da Diretoria do Congresso Brasileiro de Cinema – CBC, Conselho da Cinemateca Brasileira, Conselho Deliberativo da Associação dos Amigos da Cinemateca. Participou da fundação da Academia Brasileira de Cinema em 2002 e é membro efetivo do Conselho Deliberativo. É sócia-proprietária da Origami Cultural e Audiovisual, empresa formatadora e produtora de projetos culturais.

Contato:
FocoBr Centro de Treinamento Audiovisual
Rua Paraupava, 56 – Mooca
São Paulo, SP
Tel: (11) 2959.6245
www.focobr.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui