Empregos e remuneração no mercado de trabalho criativo brasileiro
Sob a ótica da economia criativa, a capacidade de criar do homem é o principal insumo de produção, estando presente não só nas empresas criativas, mas em toda a economia. Com efeito, os pro?ssionais criativos estão distribuídos por todos os setores econômicos, até mesmo nos mais tradicionais. Por exemplo, um designer pode estar empregado em uma siderúrgica ou na indústria automotiva, enquanto os desenvolvedores de sistemas estão presentes em quase todos os setores. Embora não trabalhem em uma empresa cuja atividade econômica é necessariamente criativa, são profissionais cujo insumo principal são as idéias.
Empregos Criativos
No Brasil, o mercado formal de trabalho do núcleo criativo é composto por 810 mil profissionais, o que representa 1,7% do total de trabalhadores brasileiros com carteira assinada. O segmento de Arquitetura e Engenharia é o que tem a maior representatividade, concentrando mais de um quarto (230 mil) desse universo. Logo em sequência vêm os segmentos de Publicidade e Design que empregam mais de 100 mil trabalhadores cada. Juntos, esses três setores concentram metade dos trabalhadores criativos brasileiros.
O núcleo criativo possui 810 mil profissionais, 1,7% do total de trabalhadores brasileiros
Os setores ligados à tecnologia também apresentam números robustos. Somados, os segmentos de Software, Computação; Telecom, Pesquisa e Desenvolvimento e Biotecnologia possuem mais de 150 mil profissionais. Composta pelos segmentos de Filme e vídeo, Mercado Editorial e Televisão e Rádio, a área de mídia soma quase 100 mil profissionais.
A força do segmento de Moda brasileira também ?ca clara nos dados da Indústria Criativa: são mais de 44 mil profissionais contribuindo para a sedimentação do DNA da moda brasileira no competitivo mercado global.
Por sua vez, os segmentos de Artes Cênicas, Expressões Culturais e Música são os menos representativos em número de empregados formais, somando apenas 3,5% dos trabalhadores do núcleo criativo. Esse fato é em parte explicado por uma característica particular desses segmentos: em muitos casos a contratação dos serviços desses profissionais é feita através de empresa própria, e não na forma de contrato de trabalho.
Estudo completo
Para visualizar o estudo completo deste mapeamento da indústria criativa no Brasil, faça o download de sua versão em PDF clicando na imagem abaixo.
Fonte: Firjan