Além de ser comunicativo, saber trabalhar em equipe e gostar do que faz, o profissional de games precisa dar um jeito de mostrar seu portifólio. Por isso, é ideal criar um currículo on-line e participar de concursos. Foi o que sempre fez Rodrigo Banzato, 30 anos, de São Paulo. No ano passado, ele conquistou o segundo lugar na categoria Best New Character Customization Pack (algo como customização de um personagem) no torneio mundial promovido pela Epic Games, empresa responsável pela produção de dois dos jogos mais vendidos: Gears of War e Unreal Tournament. “É legal participar desses campeonatos e modificar os personagens”, afirma Rodrigo, que é formado em desenho industrial, dá aulas de computação gráfica em 3D na Tonka3D e trabalha para algumas produtoras e estúdios dos Estados Unidos na produção de personagens para games.
O trabalho para a Epic demorou dois meses. Agora Rodrigo vai participar de outra etapa e criar um game completo com cenário, personagens, mapa. Isso pode demorar de cinco meses até dois anos, que é a duração média de um jogo da Epic Games. O paulista garante que adora o que faz, mas é uma profissão que exige paciência e persistência. Segundo ele, um bom artista na área deve ganhar até R$ 5.000. “A primeira coisa é ter um computador, que deve ter uma configuração mais avançada e não pode ser muito antigo. Depois pode baixar um programa básico como a versão trial do 3D Studio Max. A ferramenta não importa muito, o que importa é o artista atrás da ferramenta. Também precisa estudar um programa de textura, como o photoshop, e saber inglês.”
Saiba mais sobre os trabalhos de Rodrigo em www.rodrigobanzato.com.
Imagens premiadas do concurso:
Desse trabalho, Rodrigo decidiu desenvolver um curso para produção de games com a engine Unreal, onde ele ensina como integrar seus trabalhos dentro de um ambiente 3D em tempo real, possibilitando o aluno de criar um game próprio e exclusivo utilizando a Unreal engine que vem integrada ao jogo Unreal Tournament 3, onde são abordadas as ferramentas fundamentais dessa poderosa engine produzida pela Epic Games. É ensinado nesse curso como aplicar os objetos personalizados já feitos no 3D Max para dentro da engine. É uma ótima oportunidade para conhecer essa fantástica ferramenta e produzir um conteúdo exclusivo, ou seja, um game completo como no vídeo do exemplo abaixo que apresenta o resultado final esperado deste curso:
Ao adquirir este curso você receberá um making-of completo com todos os arquivos do personagem premiado no concurso. Isso inclui as versões Highpoly, Lowpoly e todos os arquivos PSD, onde Rodrigo explica como fez para inserir seu personagem customizado dentro da Unreal e funcionando como jogador, além de outras 45 peças customizadas. Veja o resultado final:
[…] games Mercado para desenvolvedores de jogos no Brasil e no exterior Portfólio Rodrigo Banzato Participar de concurso é vitrine para se garantir no mercado Gamehall PS Network entrevista o artista e game designer Rodrigo Banzato Como se tornar um vídeo […]