Início Dicas sobre 3D, Arte e Design Quando um artista usa sua câmera para trabalhar com texturas

Quando um artista usa sua câmera para trabalhar com texturas

O trabalho de um artista de texturas é de criar imagens que ajudam a descrever a cor, textura e brilho de uma superfície. No mundo da arte 3D, esta superfície pode ser de um modelo de personagem, de um veículo ou de vários ambientes e objetos. Sem textura, os modelos 3d são simplesmente massas cinzentas articuladas, mas com textura, estes modelos 3d tornam-se vibrantes e cheios de vida. Artistas de texturas são capazes de identificar imperfeições e falhas em um mundo 3D de forma impecável. O mundo em que vivemos é falho, e quanto mais um artista de texturas for capaz de enxergar essas imperfeições, mais suas texturas serão impecáveis, e com uma câmera em mãos este artista poderá achar a melhor maneira de capturar os cortes e arranhões de nosso mundo.

Existem dois tipos de fotos que artistas de texturas tipicamente tiram: fotos de referência e fotos de textura:

1. FOTOS DE REFERÊNCIA

Fotos de referência são apenas como elas próprias se parecem. Elas são as fotos de um artista de texturas para referenciar o que ele observou. Assim como modeladores 3D usam imagens de referências para construir coisas, os artistas de texturas fazem o mesmo. As imagens não precisam estar em alta resolução, porque você não está usando a imagem real para texturas. É apenas uma referência para a forma como a mesma textura olha para diferentes distâncias e anotando como os detalhes acontecem. Onde estão as imperfeições? As coisas que fazem a coisa real não estar “perfeito”.

Veja por exemplo estas peras e note a quantidade de informação que conseguimos com apenas uma imagem e cada uma com suas próprias características de textura, cor, sujeira etc. São essas imperfeiçoes que causam o realismo. Todos nós sabemos que a pera é esverdeada, mas apenas parando e olhando os detalhes é que entendemos como fazer uma pera parecer real.

textura imagem pera cor referencia para trabalhos 3d

Com estas informações de referência que temos, podemos desembrulhar o modelo e aplicar estas mesmas informações na textura.

2. FOTOS DE TEXTURAS

Para tirar boas fotos de texturas é necessário lembrar que essas imagens serão usadas em modelos 3D que serão iluminadas artificialmente em um programa de 3D. Devido a este fato, a foto não deverá ter informações de sombra, pois a sombra é gerada no programa 3D, assim como informações de brilho que devem ser evitados ao máximo. Tirar fotos em um dia ligeiramente nublado ajuda a se livrar das sombras. Você também poderá tentar tirar a foto de um ângulo ortográfico, a fim de eliminar o máximo de perspectiva na imagem possível. Para fotografias de texturas, quanto maior a resolução, melhor. Na coleção Total Image, por exemplo, você encontra texturas de até 4.000 pixels. Quanto mais detalhes você capturar, mais você poderá usar depois se você precisar. É muito mais fácil reduzir o tamanho de suas fotografias do que aumentar a resolução. Muitos artistas de texturas vão tirar suas fotos de textura no formato RAW para permitir o máximo de flexibilidade possível no pós processamento. Se você deseja fotografar no formato RAW, você terá que ter cartões de memória com mais capacidade de armazenamento e uma câmera que permita tal capacidade. Isso também irá permitir a você fotografar e fazer seus próprios ambientes em HDRI, mas isto já é um assunto que requer um maior aprofundamento.

Muitas vezes uma textura será tratada de modo que ela possa ser usada sobre grandes áreas, sem aparentemente repetir ou mostrar alguma repetição. Em uma camada superior, poderá ter uma outra textura para sujar as coisas e adicionar variância, e isso você pode aprender a fazer com a coleção Total Image, que inclui também mais de 15 horas de videoaulas abordando a criação de texturas, tratamento de imagens e fotografias panorâmicas 360.

exemplos de materiais e texturas de diferentes muros com exclusivos canais normalmap e displacement, que fazem parte da coleção Total Image

Tenha uma câmera com você em todos os momentos, pois uma câmera é seu melhor amigo quando se trata de texturização. Você não vai precisar vasculhar a internet à procura de uma imagem para usar como uma textura se você souber como gerar e criar uma nova a partir de uma foto. Se você não tiver uma câmera realmente boa para tal tarefa, ao menos um celular com câmera já será suficiente para tirar fotos e usá-las só como referência para seus trabalhos. Da próxima vez que você precisar de algumas texturas, pegue o seu “melhor amigo” e saia para o mundo para obter as fotos que você precisa ou ainda use as texturas já prontas da coleção Total Image, que inclui também vídeos de treinamento sobre imagens HDR, fotos panorâmicas e interatividade, além de diferentes técnicas de produção com o uso do Photoshop, 3ds Max, UDK, Mudbox etc.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui