Um novo tipo de realidade virtual chamada CAVE2 permite aos participantes experimentarem mundos detalhados e realistas enquanto usam óculos especiais de 3 dimensões
Fazer um passeio através de um cérebro humano? Voar sobre a superfície de Marte? Um grupo de cientistas de computação da Universidade de Illinois, em Chicago, USA, estão tornando a ficção científica cada vez mais próxima da realidade com um mundo virtual totalmente envolvente, onde um pesquisador usando um óculos 3D pode fazer tudo isso e muito mais.
Neste sistema, conhecido como CAVE2, uma tela de quatro metros de altura circunda o espectador em 320 graus. Um conjunto de imagens panoramicas estereoscópicas são projetadas em 72 painéis de cristal líquido, transmitindo uma sensação vertiginosa de ser capaz de tocar aquilo que não está realmente lá.
Futuro: Usando mundos 3D para visualizar dados
“Nos próximos cinco anos, prevemos usar o CAVE para realmente conseguir visualizar dados em grande escala para ajudar os cientistas a entender tais informações. CAVEs são essencialmente lentes fantásticas para trazer dados em foco”, disse Jason Leigh, co-inventor do sistema de realidade virtual CAVE2.
“É fantástico quando saio para trabalhar. Cada dia é como começar a viver um sonho de ficção científica”, disse Leigh. “Para fazer ciência neste tipo de ambiente é absolutamente incrível.”