As empresas do setor de tecnologia dominam o ranking das marcas mais valiosas do mundo, de acordo com a consultoria Interbrand. Das dez mais valiosas, sete são desse setor, segundo o levantamento.
AS DEZ MARCAS MAIS VALIOSAS DO MUNDO | |
---|---|
MARCA | VALOR (EM US$ BILHÕES) |
Coca-Cola | 71,861 |
IBM | 69,905 |
Microsoft | 59,087 |
55,317 | |
GE | 42,808 |
McDonald’s | 35,593 |
Intel | 35,217 |
Apple | 33,492 |
Disney | 29,01 |
Hewlett-Packard | 28,479 |
Fonte: Interbrand |
O destaque do ranking de 2011 foi o crescimento do valor da marca Apple, de 58%, para US$ 33,49 bilhões, colocando a empresa entre as “top dez” pela primeira vez. Em 2010, a marca ocupava a 17ª posição.
“A Apple é um ícone de uma grande marca encontrando grande tecnologia, para ‘entregar’ uma experiência única, o que torna seu salto gigante da 17ª para a 8ª posição pouco surpreendente. Os consumidores continuam a seguir seus lançamentos de produtos e rapidamente os integram a seu estilo de vida”, diz a pequisa.
Além da Apple, também aparecem entre as dez primeiras IBM (2°), Microsoft (3°), Google (4°), GE (5°), Intel (7°) e Hewlett-Packard (10°). As outras marcas “não tecnológicas” da lista são McDonald’s, em 6º, e Disney, em 9º.
A Coca-Cola, no entanto, segue como a marca de maior valor no mundo, estimado em US$ 71,86 bilhões – um aumento de 2% frente a 2010.
Cem maiores
Entre as cem marcas mais valiosas, destaque também para o crescimento da indústria automotiva; A Toyota (11°) mantém sua posição como a melhor marca automotiva no estudo. A Nissan, ausente do ranking desde 2007, reapareceu na 90ª posição.
O mercado de luxo também viu o valor de suas marcas aumentarem no último ano, com a Louis Vuitton liderando no setor, na 18ª posição global, seguida por Gucci (39°), Hermès (66°), Cartier (70°), Tiffany (73°), Moët & Chandon (77°), Armani (93°) e Burberry (95°).
Nenhuma empresa brasileira aparece no ranking das 100 marcas mais valiosas do mundo.
fonte: G1