No filme Os Muppets, para resgatar os famosos personagens com riqueza de detalhes, o estúdio Look Effects, usou GPUs NVIDIA da Linha Quadro, indicadas justamente para atender ao mercado profissional, que busca por rapidez e qualidade no processamento de imagens e produção de efeitos visuais. Kermit, Miss Piggy, Garibaldo, Gonzo estão entre os mais de 120 personagens da série que aparecem em cena. Segundo a Look Effects, os recursos das GPUs NVIDIA foram fundamentais para manter o aspecto dos personagens e garantir ótimos efeitos visuais como os vistos na multiplicação de pessoas em uma rua cenográfica de Hollywood.
Para a produção gráfica do longa-metragem foram utilizados modelos “high-end” da NVIDIA, tal como as Q6000, Q5000 e TESLAS C2075 formando a arquitetura Maximus, que segundo contou Marcio Aguiar, gerente de vendas da marca, para a linha Quadro no Brasil e Cone Sul: “oferece ainda mais poder de processamento aos computadores usados pelo mercado profissional”. Aguiar falou com a reportagem da Produção Profissional e disse que quando se trata deste tipo de produção o desafio é grande. “Para que pudessem dar mais realismo às cenas, ao misturar personagens reais com personagens digitais, o produtor recorreu ao uso de placas profissionais por oferecerem mais processamento gráfico, o que acelerou o processo de edição de imagens”, explicou.
Nesta versão, apesar da escolha de manter os personagens como marionetes reais, tirou-se de cena os puppeteers (animadores de marionetes), dando mais vida e realismo aos pequeninos. A tecnologia utilizada para “apagar” os animadores exige uma configuração avançada capaz de cruzar diversos programas e formatos. “Hoje, os efeitos visuais estão enraizados no negócio de cinema – até mesmo um recurso como este, onde não há computação gráfica gerando o personagem dos Muppets, e sim marionetes”, disse Max Ivins, supervisor de efeitos visuais da LOOK Effects, que criou 350 sequências para o projeto.
“Durante os processos de elaboração e pós-produção do filme, a combinação dos programas, tais como 3D Studio Max, Maya, After Effects, entre outros, utilizaram ao máximo os processadores gráficos contidos nas placas Quadro e coube a esses processadores reduzirem o tempo da renderização”, disse Aguiar. Responsável por grandes produções desde 1998, Ivins comentou sobre a importância da evolução dos processadores. “Os efeitos visuais proporcionam aos cineastas a capacidade de fazer mais, para aumentar o escopo de um filme e para alcançar, de uma forma mais rápida e mais rentável, resultados de alta qualidade. Tecnologias como o GPU Quadro, da NVIDIA, que permitem que os estúdios possam visualizar rapidamente o conteúdo e interagir mais, tem ajudado a conduzir uma evolução neste processo”.
Há muito tempo que os avanços na velocidade e capacidade de processamento das plataformas de edição de imagem tem mostrado que a cada inovação o processo fica mais dinâmico. Michael Oliver, diretor de tecnologia da LOOK Effects elogia o impacto que o mercado tem sofrido com a evolução das ferramentas e das tecnologias de GPU. “Devido ao multi-threading, os profissionais ficaram muito animados em ter acesso a 300 núcleos a mais na GPU, sendo que a CPU fica limitada a 16. Como cada vez mais os desenvolvedores de software têm incorporado recursos que nos permitem processar efeitos mais rapidamente em uma GPU, proporcionalmente cada vez mais somos capazes de ajustar as coisas de forma criativa sem precisar renderizar. Estamos ansiosos para poder fazer o mesmo com efeitos como real-time lighting e Time-Warp”.
Atualmente, passamos por um momento onde os conteúdos desenvolvidos em 3D sejam animações ou estereoscopia, estão cada vez mais em destaque no mercado. Mesmo com um modelo de negócio ainda subjugado, a exploração do 3D também tem impulsionado a evolução técnica do setor. No caso mais específico de animações e efeitos, obviamente, isto é bem mais fácil de observar. Ivins observou que quando se trabalha em um ambiente 3D, ser capaz de visualizar rapidamente e poder interagir com o projeto de forma rápida é a base do poder criativo do estúdio. “Nossa profissão é possível graças a aceleração gráfica. É uma daquelas coisas que tomamos como certo, mas, fundamentalmente, não poderíamos fazer nosso trabalho sem o poder que recebemos de NVIDIA”, finaliza o supervisor de efeitos visuais da LOOK Effects.
Fonte: Produção Profissional