Início Dúvidas - curso Maquete Interativa Unreal Engine Tempo de renderização em produções de maquete eletrônica

Tempo de renderização em produções de maquete eletrônica

Estou precisando de uma ajuda sobre render. No curso de maquete virtual em dvds que comprei, vocês ensinam sobre o render mental ray. E também disse que renderizou aquele vídeo de demonstração do curso através de uma render farm, porque demora muito para renderizar cada imagem. Então, estou precisando de uma solução para render, pois eu quero produzir uma animação e iniciar um portfólio, mas com mental ray demorando tanto, creio que não vai ser possível (tenho um processador dual core athlon x2 4000+ 64bits e 4gb de ram), procurei um render farm, achei muito caro, ficaria uns 4 mil dólares para renderizar um vídeo de 1 minuto e pouco, e também tentei outros renders, como o V-ray, mas não tenho certeza se melhorou muito essa questão. Instalei o 3ds Max 2012 aqui e procurei esses novos renders que renderizam utilizando a GPU, o iray e o vray-rt, mas não sei porque , eles travam, dão erro, já tentei alterar materiais, luzes e suas configurações e nada deu certo. E já atualizei tudo da minha placa de vídeo (Gforce GTS 250 512mb ), driver nvidia, driver cuda e também physx. Tentei mexer com uns programas de render e não deram muito certo também, tentei o bunkspeed shot pro e o octane. Então eu te pergunto, como posso fazer para renderizar um vídeo ? Qual a melhor solução? Como você renderizou os seus ? E sabe como renderizar utilizando GPU em vez de apenas a CPU, pois assim acredito que seria bem mais rápido ? Estou ansioso para começar a produzir. Me ajudem por favor! P.S. Já terminei o curso de maquete de vocês, é ótimo viu, estão de parabéns!

Resposta:
Entendemos perfeitamente o seu problema e saiba que isso é muito normal neste meio, tanto que cerca de 90% das produções de maquete eletrônica são apenas imagens estáticas. E isso não se aplica somente para profissionais autônomos, grandes estúdios também sofrem por causa dos renders, porém eles possuem a render farm e chegam a gastar horas para processar uma única imagem. Tendo em vista essa grande dificuldade de gerar vídeos de alta qualidade, criamos o curso Maquete Interativa UDk, com o objetivo de eliminar o render da produção, uma vez que seu projeto se torna praticamente um game, onde você faz tudo em tempo real.

No nosso caso do curso Maquete Virtual 3D, levamos pouco mais de 2 semanas renderizando, na verdade, em uma workstation gráfica com duplo processamento Intel Xeon Quad Core (total de 16 núcleos de processamento), incluindo 12 GB RAM DDR3 1366MHz, mas nesse caso a memória só é utilizada drasticamente em renders de alta resolução. A placa de vídeo não influencia tanto, apesar dos cuda core, mas é um bom recurso da Nvidia, pois isso é um processo automático.

Como informado no curso, o grande problema de renders de animação é que você não pode ter as sombras piscando, principalmente em ambientes internos, por isso temos que usar uma configuração alta, tanto do 3D Max quanto do hardware.

Se você tiver interesse, podemos utilizar uma renderfarm e fazer um teste pra você. Acredito que possamos conseguir um valor melhor que os R$4.000,00, mas tudo depende de quanto tempo vai levar para renderizar uma única imagem. Hoje existem novos processadores XEON que são bem mais caros, mas ganham em muito na produtividade.

3 COMENTÁRIOS

  1. Uma orientação e duvidas sobre rende ris
    eu não tenho experiencia render. eu quero começar com uma render pratico intuitivo ágio com uma interface bacana. si vc poder me ajudar pois estou em duvidas, espero que possa! então eu gostei muito destes, mais não sei, pois preciso de curso básico para iniciante intermediário e avançado.
    os Software de rende ris são: Octane, Ariono 1º e o 2º não achei curso delis só o Thea render. Vocês podem me ajudar em uma solução, Atenção: eu incio o aprendesado com um software crack-ado ou não? Atenciosamente Djalma M Prudente. Thea render. o V-ray atualmente estar com real taime e proxes etc…e tem muitos cursos, e caro, enfin eu pensso em custu beneficio e praticidade mais com curso, os Software que eu gostei são: Octane, Arion, Thea render mai

    • Olá Djalma,
      Você pode iniciar fazendo o curso 3D Max Básico, onde você irá aprender os principais fundamentos da ferramenta, com exercícios práticos e objetivos e que te ajudarão a não se perder nas múltiplas opções do software, que às vezes são obsoletas e não tidas como algo prático entre os artistas. Nossos cursos são focados em conceitos artísticos, que não se prendem a ferramentas, o que irá facilitar bastante o seu aprendizado. Após fazer este curso, adquira o curso de modelagem 3D, para aperfeiçoar seus conhecimentos e práticas em modelagens 3D mais avançadas e realistas. Em seguida, poderá partir para nossos cursos de personagens, maquetes ou games. O render que usamos nestes cursos é o Mental Ray, mas usamos também o V-Ray e o I-Ray em nossa coleção Total Image, que reúne mais de 1500 texturas, materiais do 3ds Max para os renders Mental Ray, V-Ray e I-Ray, além de videoaulas sobre criação de texturas e imagens, HDRI, técnicas de render, fotos panorâmicas, 3D e interatividade.
      Quanto ao uso do 3ds Max, se voce for estudante, poderá baixá-lo gratuitamente no próprio site da Autodesk. Veja mais detalhes no site do Tutorial 3D.

  2. O grande problema para renderizar imagens de forma rapida e com qualidade, é a placa de video que voce usa.
    A gforce 250 é uma placa arrumadinha, porém voltada para processamento de imagens de video e jogos.
    Nao ha otimizacao para renderizacao.
    se voce pretende fazer videos 3d considere trocar sua placa de video de Gforce para Quadro, que é uma placa feita para isso. e SIM a placa de video faz uma diferenca gritante

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui