Você não precisa olhar muito mais longe do que as Aventuras de Tintin de Steven Spielberg para ver o impacto que os avanços na renderização foto-realística e iluminação tiveram na animação tradicional.
Essa busca pelo realismo é evidente em produções independentes, assim como uma propaganda incrível produzida por Alex Roman de uma cozinha e banheiro (vídeo abaixo), com frutas aparentemente caindo e se partindo em lentos movimentos.
Outros animadores como Gabe Askew e Guilherme Marcondes também são muito reconhecidos e elogiados pelos seus trabalhos que incluem computação gráfica com foto-realismo que você pode quase tocar, misturados com formas tradicionais de animação e live action.
Skyline, um curta online feito por Guilherme e patrocinado por uma bebida energética da Coca-Cola”
Ele está tentando conseguir o melhor dos dois mundos”, diz Marcondes, “o olhar e a sensação de animação análoga com a flexibilidade e controle da computação gráfica. É incrível como você pode fazer stop-motion em gravidade zero. Mas isto tem um preço elevado: renderização pesada [carregamento] e uma multiplicação de problemas técnicos criados pelo estilo detalhista”Askew, que já trabalhou no setor de VFX e setores de visualização arquitetônicas com maquetes eletrônicas, diz que este gênero tem se beneficiado do fato de que as ferramentas para fazer renders de imagens realistas melhoraram substancialmente na última década.
Tyger é um curta de Guilherme Marcondes que combina a computação gráfica com o mundo real de fantoches no estilo da tradição japonesa bunraku.”
Renderers como Mental Ray, RenderMan e V-Ray, tornaram o trabalho de computação gráfica muito mais próximo como se trabalha no mundo real”, diz ele. “Quando eu comecei a aprender animação CG no final dos anos 90, se você quisesse ter luz parecendo saltar do chão, você tinha que na verdade colocar uma luz abaixo do piso para fingir. Agora, essas ferramentas são onipresentes e bastante intuitivas.
“Em vez de gastar muito tempo fazendo algo parecer como se fosse real, posso me concentrar na estética. Em vez de fazer a luz que vem através de uma janela parecer realista, posso me concentrar em que hora do dia que deveria ser ou o de qual direção ela deve vir. Criatividade passa a ser a parte mais importante hoje em um projeto de animação digital e os aspectos técnicos ficam mais em segundo plano.”