Olá pessoal, quero falar aqui no Blog da Tonka3d agora para dar um resumo sobre meu mais recente projeto de produzir um game sozinho usando a Unreal engine 4, mostrar detalhadamente como fiz e também ensinar mais profundamente como desenvolver um jogo completo, próprio e usando a melhor plataforma de games do mundo, a Unreal engine 4.
Já trabalho com o 3ds Max desde 2003, mas meu primeiro contato com a Unreal engine foi quando a obtive gratuitamente junto com o jogo Unreal Tournament da Epic Games e desde então, fiquei fascinado com o que essa plataforma oferecia ao usuário, inclusive na época, em 2009, acabei criando um curso para a Tonka3d chamado Unreal Editor 4.0. Mais adiante ainda, já em 2011, também produzi um curso chamado Maquete Interativa UDK, que já usava uma versão melhor do que a que vinha com o jogo, que era a UDK, uma versão gratuita da Unreal engine 3, que era paga! Mas, há cerca de 2 anos a UDK foi descontinuada e agora, estamos na versão Unreal engine 4, muito mais poderosa e o melhor, agora totalmente gratuita para uso pessoal.
Em fevereiro desse ano resolvi finalmente lançar mais um curso chamado Maquete Interativa Unreal Engine 4, que substituiu definitivamente o curso anterior que era com a UDK.
Apesar de tudo, meu grande sonho sempre foi o de produzir um jogo, mas não um jogo qualquer e sim um jogo moderno, com gráficos perfeitos e usando o melhor que a tecnologia de hoje oferece e de preferência que eu conseguisse fazer sozinho. Claro que grandes produções mundiais de games de sucesso reúnem equipes bem numerosas de pessoas e recursos financeiros mega gigantescos! Mas me refiro a algo que realmente fosse possível de executar sozinho e ao mesmo tempo sem depender de terceiros ou de equipamentos caros. Descobri que isso era possível!
Dessa maneira, em março desse ano resolvi botar meu sonho em prática, mas queria compartilhar minhas etapas de produção com meus amigos e seguidores no facebook, assim criei a página Produzindo um Game. Esta página tem o objetivo de permitir que as pessoas acompanhem toda a produção desse meu game, compartilhando ideias, sugerindo, criticando e vendo os resultados verdadeiramente na prática!
Meu primeiro post nessa página foi para informar que estaria usando como referência um personagem cartoon que usei para fazer um curso chamado Personagem Cartoon.
Depois fui falando um pouco sobre planejamento, referências, simulação física para games e com tutoriais demostrativos, animação facial, aplicação na Unreal engine, enfim, entre muitas outras coisas. Esse vídeo a seguir também falou mais a respeito do meu objetivo.
Não somente eu fui apresentando e explicando os detalhes daquilo que estava produzindo, mas também fui demonstrando através de vídeos, como esses exemplos abaixo:
Também criei alguns vídeos como esse abaixo, onde respondi a algumas dúvidas de pessoas relacionadas a escala de personagens, biped, animações etc. Confira:
Enfim, pessoal, tem muita coisa mesmo que não daria pra colocar tudo aqui, ou seja, melhor coisa é você ir até essa minha página do facebook Produzindo um Game. Lá você vai encontrar muito mais explicações e também vai poder compartilhar suas ideias e duvidas com outros seguidores e participantes.
Bom, de qualquer forma ainda falta um pouco para terminar esse jogo, então não deixe de acompanhar este meu projeto no facebook Produzindo um Game.
E, para concluir, quero também informar que paralelamente estive produzindo um material novíssimo entregue para Tonka3d, sobre produção de games com a Unreal engine 4, e que já está disponível como pré-venda. É o novo curso Produção de Games com Unreal Engine. Esse curso vai te ensinar a criar um game completo, desde o início, levantando os aspectos mais importantes e fundamentais do processo de produção de um jogo. Através de lições completas e making-ofs, o aluno tem a noção total de como criar um personagem para games, aplicá-lo na Unreal Engine, adicionando movimentos, ataques, animações, interações etc., além de ter também uma noção completa de criação, desde a ideia até o desenvolvimento de elementos do cenário, como objetos, iluminação etc.
Agradeço a todos aqueles que sempre apoiaram meus projetos, porque sem eles eu jamais conseguiria atingir meus objetivos e sonhos!
Abraços,
Rodrigo Banzato
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