Início Dicas sobre 3D, Arte e Design Qual melhor software de modelagem 3D para criar objetos realistas na CryEngine?

Qual melhor software de modelagem 3D para criar objetos realistas na CryEngine?

Quer se profissionalizar em modelagem 3D para criação de objetos super realistas para a CryEngine?

Quer saber qual é a melhor ferramenta 3D no momento?

Um programador conhecido chamado Chris fez uma vez um olho super realista com o LightWave e muitos gostariam de saber se há como fazer isso usando o 3ds Max e também se há como importar os modelos do Lightwave para a CryEngine.

Vamos por partes. Primeiramente, não existe exatamente um melhor software ou ferramenta 3D uma vez que quem domina a arte 3D tem sua própria preferência de software. O software é apenas a ferramenta e o artista sempre vem em primeiro lugar. O software é apenas o pincel, nada mais do que isso.

Existem diversos softwares e cada um deles direcionados para alguma área da computação gráfica. Por exemplo, comparar o software Mudbox com o 3Ds Max é um completo equivoco, pois eles foram feitos para trabalhar em conjunto, ou seja, você sempre vai estar trabalhando com um conjunto de softwares, principalmente quando se trata de arte 3D para games. Existe todo um processo de criação e uma escada de estudos.

CRYTEK RYSE: SON OF ROME
Jogo CRYTEK RYSE: SON OF ROME – feito com CryEngine para Microsoft XBox

O processo de criação é basicamente o seguinte:

1. Modelando um objeto 3d realista – você opta pelo seu software de preferência e alguns deles tem suas limitações, mas tudo depende do que você está querendo fazer, sendo que basicamente com o 3ds Max e Mudbox você faz qualquer coisa em 3D, mas poderia usar o Maya e Zbrush ou só 3ds max ou só o Zbrush, tudo depende!

2. Você não modela algo super realista sem antes modelar coisas básicas e coisas básicas você modela facilmente nos softwares 3D tradicionais como o 3ds Max, Maya, Softimage, Cinema4d, Blender, Lightwave, Modo etc.

3. Tudo requer um estudo aprofundado e para modelar um personagem, por exemplo, é extremamente importante estudar anatomia e treinar sua percepção no software 3D.

Cada engine ou plataforma de games, como a Unreal engine ou a própria CryEngine, entre outras, possuí seus próprios plugins de importação.

O 3ds Max se comunica facilmente tanto com a Unreal engine quanto com a Cryengine, ou seja, você exporta um personagem completo, com ossos, texturas etc. para dentro da engine.

Mas lembre-se, nada é tão simples, tudo requer um tratamento, desde a pupila do olho até a unha da mão. Esse grau de exigência a gente aprende apenas depois de fazer inúmeros testes com coisas mais simples. Não tem como dar o passo maior do que a perna pois nesse caso seria aprender apenas a acelerar o carro sem saber virar o volante, pisar no freio etc.

Para concluir, vale conferir os cursos da Tonka3D que irão proporcionar a você uma grande visão de todo esse processo acima exposto.

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