Como modelar um sofá 3D realista usando o 3ds Max
Utilizando o software 3ds Max, vamos mostrar nesse tutorial, a partir de uma forma lógica e através de exatos 20 passos, como planejar, iniciar e finalizar um sofá 3d realista. Mas, antes de mais nada, vamos falar um pouco sobre referências e modelos 3d.
Referências
Primeiramente vamos falar sobre referências. Entre artistas comprometidos com a qualidade de um trabalho, não é novidade que o uso de referências são de extrema importância em qualquer projeto, a ponto de observarmos as exatas dimensões, os mínimos detalhes de dobras, costuras, relevo, brilho etc.
Se fossemos criar algo mais diferenciado, poderíamos usar múltiplas referências, mas vamos manter a simplicidade nesse tutorial 3ds Max.
Modelos 3D
É importante também observar que este passo a passo é indicado para quem deseja construir do zero qualquer objeto ou modelo 3D, mas sabemos que para acelerar este processo é possível que o artista possa também buscar modelos 3d já prontos para seus projetos, ganhando assim mais produtividade em seu trabalho.
Bom, vamos seguir então para o passo à passo propriamente desse tutorial:
1º Passo
Comece criando uma caixa (box) no 3ds Max e deixe a visão basicamente no mesmo ângulo da referência. Inicialmente, usaremos algumas medidas, mas ao final ajustaremos através da percepção, pois nem sempre as medidas estão corretas. As medidas iniciais são 240 (L) x 85 (A) x 93 cm (P), mas você pode ajustar no 3ds Max em metros através do menu Customize / Units Setup / Metric – Meters. Mas não é recomendado alterar a System Unit Setup.
2º Passo
Com base nesta referência, vamos criar alguns edges, onde eles estão proporcionalmente relacionados às arestas e vincos (junções) da referência. Veja o exemplo a seguir:
3º Passo
Agora está tudo mais claro! Note que os polígonos selecionados não fazem parte do modelo, pois estão em uma área “morta” e por isso serão deletados. É importante estudar com calma todas as áreas do modelo.
Existem diversas técnicas de modelagem 3d e com o passar do tempo cada vez mais vamos conseguindo brincar com essas técnicas e às vezes criando situações até mais complicadas pelo simples desafio de encontrar novas fórmulas que nos ajudam a ter mais velocidade e praticidade no trabalho.
4º Passo
Após deletar os polígonos, use o ‘cap’ para tampar a borda e preencher o buraco com uma malha.
5º Passo
Agora você já pode usar as ferramentas conect (para criar um edge de um vértice a outro) e cut (para desenhar o edge no local desejado). Se esta for a primeira vez que você está trabalhando com o 3ds Max, procure fazer as coisas com mais cautela e lembre-se que qualquer proporção errada, poderá ser alterada ao final.
É importante também alternar as vistas e colocar nas visões ‘Top, Side e Front’, afim de se certificar que o modelo está ok. Às vezes, o ‘cut’ pode nos enganar nas vistas em perspectiva, mas se quiser uma vista inclinada mais precisa, aperte ‘U’ e use a vista isométrica (uma das vistas mais usadas).
6º Passo
Pegue os edges dos encostos laterais e jogue-os para trás. Em seguida, crie um novo edge frontal com o cut e ajuste a posição deles. Aproveite e delete o polígono interno, deixando o modelo novamente oco. Veja que nosso modelo já começa a aparecer.
7º Passo
Selecione a borda dos dois polígonos superiores e segurando o botão ‘shift’, mova-a para baixo, criando assim mais polígonos ao redor. Aproveite e complete também a ‘edge’ do encosto de braço com o ‘cut’.
8º Passo
Agora use o ‘target weld’ para conectar e unir os vértices de cima com os de baixo. Para isto, basta clicar em um vértice e depois clicar no outro, ficando assim igual na imagem. Não se esqueça do vértice do meio também, atrás do sofá.
9º Passo
Novamente use o ‘cap’ para preencher o vazio.
10º Passo
Selecione os dois vértices e use o ‘conect’ para criar o ‘edge’ indicado. Faça do outro lado também. Poderíamos usar um recurso chamado ‘symmetry’, mas o modelo está mais simples que não sentimos essa necessidade ainda.
Amostra de um vídeo tutorial da modelagem de um sofá 3D realista
Parte final deste Tutorial
Para ver a parte final deste tutorial, acesse a 2a. parte do tutorial como modelar um sofá 3d realista.